Tocantins - 27/10/2020 - 21:22

Corpo de Bombeiros do Tocantins forma 3ª turma do projeto Bombeiro Mirim em Gurupi

Postado em 07/12/2018

Compartilhe no:

Setenta bombeiros mirins, de 12 a 14 anos, participaram da solenidade de formatura do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom). O evento ocorreu, no dia 6 de dezembro,  no pátio do 3º Batalhão de Bombeiros Militar do Tocantins (3ºBBM) em Gurupi. Essa foi a terceira turma a formar, desde que o programa iniciou, em 2017, no município.

 Neste segundo semestre, as aulas foram iniciadas no dia 15 de agosto e finalizadas nessa última quarta-feira, 5, totalizando uma carga horária de 300 horas/aula.

A aluna Isabella Pires Costa, de 13 anos, recebeu o troféu de primeira colocada da turma Pelotão Alfa (turno matutino), e Ana Luiza Cardoso Barros, de 14 anos, ficou como primeira colocada da turma Pelotão Bravo (turno vespertino).

“O programa é importante, porque além dos ensinamentos sobre como funciona o trabalho dos próprios bombeiros. Os alunos têm aula de prevenção contra drogas e violência, bem como sobre preservação do meio ambiente, ou seja, destaca valores como disciplina, hierarquia, honestidade e o espírito de equipe, que consideramos essenciais para uma sociedade organizada. Para nós, é uma honra desenvolver esse trabalho que nos dá a certeza do dever cumprido”, disse o comandante do 3º BBM, major Maxuel dos Santos de Souza.

Na oportunidade, também foram homenageados os monitores (primeiros colocados masculinos e femininos da turma anterior), e os militares que estão diretamente à frente do Proebom, o 3º sargento Danylo Rodrigues Noleto, e o soldado Diego Viniccius Paes De Pádua.

As homenagens seguiram com o troféu Amigos do Proebom para o prefeito de Gurupi, Laurez da Rocha Moreira, representado pelo secretário de Assistência Social, Dida Moreira, e para Vanderlene Dias Brito, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Proebom

Destinado a crianças e adolescentes de 12 a 14 anos, o projeto teve início, em setembro 2017, no município, e os estudantes têm aulas de segunda a quinta-feira, durante o semestre letivo e no contraturno escolar com uma carga horária de 300 horas de aula.

Entre as disciplinas ministradas estão noções de primeiros socorros e atividades de bombeiro, como: atendimento pré-hospitalar, noções de combate a incêndio, salvamento, prevenção ao uso de drogas, meio ambiente, cidadania e civismo, ética, respeito à pluralidade cultural, compromisso com as ações básicas de saúde.

O curso é ofertado nas dependências da sede do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros e das instituições parceiras do Proebom e algumas atividades poderão ocorrer nos fins de semana, mediante aviso prévio aos pais e responsáveis. No turno matutino, as aulas acontecem das 7h30 às 11h30 e, no período vespertino, das 14 às 18 horas.

Compartilhe no:

Relacionados