Tocantins - 01/12/2020 - 11:34

Municípios do Jalapão formalizam criação do Consórcio Intermunicipal

Postado em 04/06/2019

Compartilhe no:
Gestores do Jalapão

Com o intuito de superar os desafios que enfrentam os municípios do Jalapão e recobrar escalas produtiva e financeira adequadas, Consórcio Intermunicipal é criado na região

Ao receber a comitiva de prefeitos do Jalapão em sua cidade, no dia 30 de maio, a prefeita Suelene Lustosa Matos, iniciou a reunião que definiu a criação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Sustentável da região, denominado “Cide Jalapão”, afirmando que o mesmo será o grito de libertação do povo jalapoeiro.  “O consórcio nasce em um momento que não suportamos mais o descaso, o isolamento que vivemos. O que acontece aqui hoje, é um grito do povo do Jalapão, que vive há muito tempo esquecido pelos governos, que só são vistos quando precisam de nossos votos. O que estamos fazendo hoje, lá na frente muitos vão lembrar, que tudo começou aqui em Lizarda, com a união de todos os prefeitos. Daqui nasce a semente de libertação do povo do Jalapão”, declarou a prefeita.

Em meio a atual crise financeira e consequentemente diminuição de recursos públicos, as oito prefeituras do Jalapão formalizaram a criação do Consórcio, o qual passa associar os municípios de Mateiros, São Félix do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins e Rio do Sono.

A iniciativa reúne oito municípios e beneficiam mais de 20 mil moradores. O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Sustentável tem como um dos produtos ações de saneamento, instalação de infraestrutura de energia elétrica, construção de estradas e atividades relacionadas à promoção de saúde pública.

Após todo o trâmite necessário, o projeto vai agora passar pelas Câmaras Municipais de Vereadores, a qual autoriza por Lei o município integrar o consórcio. No ato foi feita a apreciação do estatuto social desta nova personalidade jurídica e a eleição do conselho de administração e do conselho fiscal. O consórcio será regido por uma Lei Federal e pelo um decreto, e permitirá os gestores das prefeituras que são filiadas, acessar bens e serviços de maneira coletiva, otimizando tempo e o uso do dinheiro público.

Composição 

Prefeito Marlen Ribeiro – São Félix (Presidente)
Prefeita Suelene Lustosa – Lizarda (Vice-presidente)

O conselho de administração ficou composto pelo Presidente: Marlen Ribeiro, prefeito de São Félix; para Vice-presidente, Suelene Lustosa, prefeita de Lizarda.  A diretoria foi composta por um Conselho Deliberativo e Fiscal, com mandato até 31 de dezembro de 2020.

O prefeito de São Félix, e agora presidente do Consórcio afirmou: “é com grande satisfação e comprometimento que assumo também a gestão do Consórcio, demanda que vem sendo discutida entre todas as Prefeituras do Jalapão. Agora é hora de lutar pelo fim do descaso e do abandono pelo qual passa a região, com essa união e a disposição de não ficarmos mais de braços cruzados. Tenho absoluta certeza de que vamos trazer muitos benefícios que se encontram dormitando na mente e na gaveta de nossos governantes. Não dá mais para suportar, viver num ambiente de tantas belezas naturais, porém cercado de problemas sociais e econômicos por todos os lados. Privados até do direito de ir e vir, como, por exemplo, é o caso das nossas estradas”.

            Durante a reunião a prefeita Suelene Lustosa, de Lizarda, anfitriã do encontro, mostrou-se indignada com as condições da estrada que liga Novo Acordo até o seu município. Segundo ela, são 170 quilômetros de estradas em péssimo estado de conservação, gerando transtornos sérios aos que adoecem. “Estamos numa região esquecida e abandonada de políticas públicas, mas vejo que hoje surge uma luz de esperança, através da união de todos nós para enfrentarmos essa montanha de problemas que nos afligem”, criticou. 

Gestores do Jalapão e equipes de Governo

Os demais prefeitos também destacaram a importância do ato para a região, que pode ganhar mais força política. “É uma forma de fortalecer os municípios pequenos. As coisas estão mudando e fico muito otimista. Com todos apoiando, seremos mais fortes”, afirmou o prefeito de Novo acordo, Elson Lino Aguiar.

Ao finalizar a reunião o presidente do Consórcio Marlen Ribeiro ressaltou a importância da criação do Consórcio: “a criação do Consórcio nasce com uma expectativa muito grande. Expectativa de avanços e desenvolvimento para a região sofrida e tão divulgada ao mesmo tempo, e a união dos prefeitos que compõem essa região que agora fala a mesma língua. Eu tenho certeza de que o Jalapão só tem a crescer. Estamos fazendo consórcio pensando não só em turismo, estamos fazendo consórcio em um objetivo comum, que é melhorar a qualidade de vida  de nossa população.

Os trabalhos foram coordenados pelo jornalista Goianyr Barbosa e pelo advogado Thiago Barbosa e contou com a presença dos prefeitos: Suelene Lustoza, Marlen Ribeiro, João Martins, Kleber do Sacolão, Nonato Nestor, Itair Martins, José Raimundo e Elson Lino Aguiar.

Prefeito João Martins – Mateiros
Prefeito Kleber do Sacolão – Ponte Alta
Prefeito Nonato Nestor – Lagoa do Tocantins
Prefeito Itair Martins – Rio Sono
Prefeito José Raimundo Santos – Santa Tereza do Tocantins
Prefeito Elson Lino Aguiar (Dotozim) Novo Acordo
Compartilhe no:

Relacionados