Tocantins - 29/10/2020 - 18:51

Seu Albertino Barros: 88 anos de amor e dedicação

Postado em 17/08/2020

Compartilhe no:

O dia 17 de agosto é especial para o pioneiro Albertino Barros, que celebra 88 anos ao lado da família que tanto o amam. Seu Albertino é muito querido por toda comunidade de Aparecida do Rio Negro, onde já trabalhou como agricultor, vaqueiro e ajudante na construção

Senhor Albertino Barros, ao lado da esposa e filhos

Existe um ditado popular que diz: “a história de um homem deve ser contada de acordo com seus méritos”. Em homenagem ao aniversário de 88 anos de idade do senhor Albertino Barros, que é comemorado hoje, 17 de agosto, o Jornal Folha do Jalapão, destaca esse pioneiro que faz parte do cenário do Município de Aparecida do Rio Negro.

Senhor Albertino Barros é um dos muitos pioneiros ilustres e morador tradicional de Aparecida. Um guerreiro, pai de família, dono de um coração alegre, que chegou ainda na primeira metade do século passado e, com muita coragem e determinação, ajudou a escrever a história desta linda cidade, portal de entrada da região do Jalapão.

Com 88 anos, o pioneiro ainda guarda na memória os fatos e as lembranças da história do Município. Com um enorme sorriso no rosto, ele ainda recorda facilmente como criou seus filhos e como ajudou a construir o povoado de Meira Matos. Atentamente, pudemos constatar a luta e a dificuldade que ele viveu diariamente, enfrentando o sol escaldante para criar os filhos.

Humilde e trabalhador, amigo e companheiro de muitos, ele aumentou o número de seus “compadres” à medida que os filhos iam nascendo e sendo batizados. Os compadres aos poucos foram substituídos por um sentimento maior de amizade.

Em 1969 Albertino Barros chegou com a família para o povoado Meira Matos.  Ele veio de Riachão, no Maranhão, e já em Meira Matos seu Albertino trabalhou muito com o objetivo de garantir o estudo para os filhos.

Aos 88 anos, ele lembra que ajudou a construir a primeira escola da cidade. Para a construção da escola, ele carregou pedras, puxou carro de boi com carga pesada, para que seus filhos tivessem a oportunidade que ele nunca teve, a de aprender a ler e escrever.

Albertino é de conversa agradável e contador de boas histórias, entre elas, a que mais nos chamou a atenção foi ele afirmar, que nunca entrou na política pela falta de estudo. Dono de uma boa prosa, o aniversariante conta orgulhoso que já foi vaqueiro, que seu maior orgulho é ver a sua cidade crescer.

Reconhecimento

Homem guerreiro que no auge da maturidade vem nos mostrar, que o fortalecimento dos laços de amor e afeto das pessoas além da convivência, são as histórias contadas de pai para filho, de geração para geração, na luta de manter viva a memória coletiva de um lugar.

*Só amamos os lugares no qual nos sentimos parte deles, onde também deixamos as nossas pegadas, o nosso legado e os nossos sonhos realizados. Nascido no Município de Aparecida do Rio Negro no ano de 2001, o Jornal Folha do Jalapão juntamente com seu povo, parabeniza o senhor Albertino neste 17 de agosto pelos seus 88 anos!

Compartilhe no:

Relacionados