Tocantins - 26/10/2020 - 10:30

Empresários de Mateiros despertam e buscam qualificação profissional

Postado em 15/04/2018

Compartilhe no:

Atravessar barreiras diante dos novos desafios do mercado turístico é tarefa difícil para os empreendedores de Mateiros, que buscam o crescimento de seus negócios. Caminhar à frente das dificuldades demanda atenção e planejamento. Independentemente do tamanho da empresa, os empreendedores estão buscando capacitações e inovações.


Apesar de todos os empecilhos, principalmente devido aos efeitos da crise econômica atual, o número de empreendedores de Mateiros tem aumentado. A região do Jalapão tem ganhado notoriedade em todo o país e até internacionalmente após ambientar a telenovela da Rede Globo, “O outro lado do paraíso”. De acordo com dados do Governo do Estado, a visitação aos atrativos do Jalapão cresceu 100%, sendo que o turismo na Fazenda Triago, onde está localizada a Cachoeira da Velha, um dos pontos turísticos administrado pelo Governo do Tocantins, saltou de 4.556 visitantes durante todo o ano de 2012, para 11.635 entre janeiro e outubro de 2017.

O aumento no fluxo de visitantes impacta os municípios da região e daí surgem novas oportunidades. A vontade de ter um bom negócio e mais rendimento mostrou a seu Emivaldo Rufo caminhos possíveis para investir. Com a ajuda do Sebrae, através do Encontro da Família Jalapão, o empresário, acompanhado pelo filho Pablo Rufo e funcionários de sua Pousada e Restaurante Beira da Mata, deu exemplo de bom empreendedor: dividiu a equipe e conseguiram participar de todas as oficinas oferecidas. Na ocasião, ainda procurou mais informações, como financiamento e demais serviços que o Sebrae propicia ao pequeno empresário.

Para Emivaldo, a capacitação ajuda a expandir os horizontes. “A oficina nos ofereceu oportunidades, o que é bom, já que estamos num ramo turístico e inovações são necessárias e bem-vindas. Para se ter uma ideia, hoje recebemos 80% a mais de turistas, se não acompanharmos as mudanças, ficamos para trás, perdemos nossa oportunidade para empresários de outros estados. Estamos ampliando nosso estabelecimento e aumentando o número de funcionários, queremos oferecer aos nossos clientes um produto de qualidade”, afirmou.

Outro empreendedor local é Dazio Malheiros Ramos, proprietário das empresas Carioca Ecotur Jalapão e Pizzaria Carioca. Dazio conta que acima de tudo é importante ter perseverança, determinação e não se deixar levar pelas circunstâncias agressivas, que muitas vezes ameaçam a construção de um negócio. É fundamental levantar-se rapidamente das quedas. “Hoje Mateiros está vivendo um crescimento rápido, vejo que vivemos dois lados, o positivo e o negativo. Junto com o grande número de turistas, o que é muito bom, você precisa mostrar que está acompanhando o desenvolvimento, atendê-los com qualidade e muita agilidade, por que o turista deixa sua casa em busca de coisas boas, é por isso estamos aproveitando essa oportunidade do Sebrae, precisamos nos qualificar mais”, contou.

O empresário ressalta que a busca pelo conhecimento deve ser constante. “É louvável para nós um aprendizado a mais, preciso ter mais conhecimento. Se o Sebrae pode me oferece mais aprendizado, para mim é ótimo, por que vou poder oferecer um melhor pacote para o meu cliente. Com certeza, quando chegar na empresa, repassarei para meus funcionários o que aprendemos nas oficinas, por que vejo que preciso ter uma boa equipe com condições de atender bem”, avaliou Dazio.

Compartilhe no:

Relacionados