APARECIDA: Em sessão legislativa, Saúde apresenta medidas tomadas no combate ao coronavírus

por Wenina — 02/09/2020 às 18:40 — em Cidades, Destaques, Sem categoria

Acompanhada pela da Saúde, a secretaria Sebastiana Luzia prestou esclarecimentos quanto às medidas tomadas em combate  ao coronavírus e a prestação de contas quadrimestral.

Ao utilizar a tribuna, secretária Sebastiana Luzia enfatizou a situação que vive o Município. “A saúde hoje vive momentos difíceis. Hoje está pior ainda, nunca havíamos pensado em uma pandemia nessa dimensão. Tivemos aqui três vereadores com a covid, e a saúde está pronta para acompanhar e monitorar. Além de prejudicar muito o estado de saúde das pessoas, o coronavírus mexe também com o psicológico. A equipe liga várias vezes ao dia, os médicos também estão se desdobrando, porque o assunto é novo, e a cura é o tempo. Os médicos descobriram algumas medicações que ajudam, como antibióticos, vitaminas. Graças a Deus Aparecida não conta com nenhum óbito e vamos lutar para que isso venha a acontecer, mas depende que cada um faça a sua parte”.

Outro assunto abordado pela gestora da saúde são as constantes aglomerações que tem ocorrido principalmente ligadas a movimentos políticos. “Estamos sofrendo muito por estar em uma fase de campanha política. Eu não me posiciono em lado político, mas no lado da saúde. Está difícil manter o pessoal em isolamento social. Todos têm que buscar sua sobrevivência, mas o problema não é o trabalho, o problema são as festinhas mesmo. É muito triste estarmos preocupados com a vida das pessoas enquanto eles não estão nem um pouco preocupados. A questão dos fogos exagerados, pessoas doentes, que estão com dor abdominal, não estão conseguindo descansar durante a noite, e nós vamos pensar uma forma de resolver isso”, pontuou

A secretária destacou ainda as ações que foram executadas para conter a doença, e as novas medidas que devem ser tomadas, com melhorias em infraestrutura. “Tivemos avanços, como a insalubridade para os servidores, e a gratificação, que não é uma questão política. É um estudo que vem sendo feito há muito tempo e não tínhamos recursos para pagar. Assim que conseguimos os recursos sentamos e decidimos que íamos pagar a gratificação a todos os servidores da saúde, com 50% do salário. Não iniciamos uma barreira sanitária, pois para isso teríamos que impedir a passagem. Optamos em fazer blitz educativa, onde orientamos e explicamos. Compramos o testes e realizamos nos profissionais de saúde. Só um servidor teve covid, e outro positivo  assintomático. Estamos executando a reforma do prédio da Secretaria (com novo espaço de estabilização de  pacientes com covid) alambrado, jardinagem e aquisição de uma ambulância maior e um carro, e equipamentos de informática. Contratamos uma médica que também atende os pacientes com covid -19”, destacou.

Ao final, a equipe de saúde realizou o detalhamento da prestação de contas.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Município de Palmas supera rentabilidade da meta atuarial e encerra 2025 com crescimento expressivo

Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Palmas finalizou o...

Solicitação para aplicação de vacinas especiais devem ser feitas nas Unidades de Saúde de Palmas

Pacientes oncológicos, transplantados, imunossuprimidos, em uso de imunomoduladores, prematuros e outras situações...