Tocantins - 21/10/2020 - 18:52

Primeiras damas e cavalheiro do Jalapão criam Associação para o desenvolvimento humano da região

Postado em 05/06/2019

Compartilhe no:
Primeira dama Mariene Tavares (Mateiros) Presidente

A Associação de Primeiras-Damas e Cavalheiros do Jalapão deve atender o desenvolvimento humano e social, e política pública que ampare os mais necessitados

Foi realizado com sucesso o encontro das Primeiras-damas e Cavalheiros do Jalapão. O evento aconteceu na Prefeitura de Lizarda, no dia 30 de maio. Delegações dos municípios de Mateiros, São Félix do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins e Rio do Sono, compareceram ao evento, que proporcionou uma discussão sobre o papel desse segmento na gestão municipal.

Como resultado do evento, as primeiras-damas presentes se articularam em torno da criação da Associação para o Desenvolvimento Humano e Social do Jalapão, cujo nome fantasia é “Associação de Primeiras-Damas e Cavalheiros do Jalapão”.

A entidade será presidida pela primeira-dama de Mateiros, Mariene Tavares, tendo Rudelmar Lustosa, primeiro-cavalheiro de Lizarda, na vice-presidência. A rigor, é a primeira entidade do gênero a ser criada no Tocantins. Segundo Mariene, o objetivo da entidade é buscar alternativas para o desenvolvimento de políticas voltadas ao social da criança, do adolescente, do jovem e do idoso. 

A necessidade da organização de um movimento municipalista de primeiras-damas e cavalheiros municipais surgiu há aproximadamente uns três meses, logo após a visita da equipe do Governo Federal a região do Jalapão. Com o apoio do articulador e jornalista Goianyr Barbosa, o grupo se fortaleceu e a associação foi criada com o objetivo de  buscar política pública que ampare os mais necessitados, “O nosso território é grande, cheio de complexidades e há um vazio de políticas que ampare tanto as pessoas carentes como os que querem se preparar para o mercado de trabalho. Com a união estabelecida entre as primeiras-damas, cavalheiros, iremos dar um passo importante nas relações entre o poder público e as populações que precisam de nós”, afirmou a presidente da Associação, Mariene Tavares.

O primeiro-cavalheiro  e anfitrião do encontro, Rudelmar Lustosa Filho, destacou a importância de estar recebendo as primeiras-damas e cavalheiros em sua cidade para discutir gestão pública. “Estamos reunidos com autoridades governamentais e com primeiras-damas e cavalheiros municipais, proporcionando um momento histórico para Lizarda, assim como para todo o Jalapão”, declarou Rudelmar.

O evento contou com a participação das primeiras damas, Talita Lira, Deusany aguiar, Rosana Faria, Mariene Tavares, secretária de Ação social, Elisangela Santos e do primeiro cavaleiro de Lizarda, Ruldemar Lustosa.

Compartilhe no:

Relacionados