Tocantins - 26/06/2026 - 14:10

LAGOA: Arraiá do Serviço de Convivência une tradição, cultura e alegria


Evento reuniu crianças, adolescentes e a comunidade em uma noite marcada por apresentações culturais, comidas típicas e valorização das tradições juninas.

O tradicional Arraiá do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Lagoa do Tocantins, foi realizado na noite desta quinta-feira. 25, em um clima de muita alegria, animação e celebração da cultura popular. Crianças e adolescentes atendidos pelo serviço participaram da festa vestidos com trajes caipiras e aproveitaram uma programação repleta de apresentações culturais, danças, música e comidas típicas.

O evento aocorreu na Quadra Gleidson de Castro Fernandes, especialmente decorada pela equipe da Secretaria com elementos característicos das festas juninas, como palhas, bandeirolas e adereços temáticos, proporcionando um ambiente acolhedor e festivo. Além disso, as comidas típicas foram comercializadas para toda a comunidade, tornando a festa ainda mais atrativa.

A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Elenisa Cirqueira, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância de preservar as tradições e fortalecer os vínculos entre as famílias. “É uma alegria ver nossas crianças, adolescentes e toda a comunidade reunidos em um momento de cultura, convivência e fortalecimento dos laços. Preparamos esta festa com muito carinho para todos.”

A programação teve início com uma oração conduzida pelo orientador de oficinas Raimundo Nonato. Em seguida, o público acompanhou as apresentações culturais, começando pela oficina de violão, sob a coordenação do facilitador Rouxinol de Cristo.

Na sequência, os alunos da Oficina de Dança, coordenada pela facilitadora Carolina de Freitas Andrade, encantaram o público com coreografias que proporcionaram momentos de integração, descontração e valorização dos participantes.

Um dos pontos altos da noite foi a apresentação do Arraiá do Serviço de Convivência, conduzida pelo facilitador Raimundo Nonato. A quadrilha destacou as tradições juninas e evidenciou o envolvimento e a dedicação dos usuários do serviço.

Encerrando a programação, a festa contou com a participação especial da Junina Carvalho, do município de Novo Acordo, que abrilhantou o evento com uma apresentação repleta de cores, ritmo e tradição.

O Arraiá foi finalizada com muita integração social, além de fortalecer os vínculos familiares e comunitários e valorizar a cultura popular por meio das tradições juninas, proporcionando uma noite de celebração e convivência para toda a comunidade.

Compartilhe no:

MATEIROS: Arraiá do CRAS leva alegria para idosos e fortalece vínculos

Idosos do Grupo ‘Raio de Sol’ e integrantes do Paif tiveram momentos de alegria e diversão em clima junino, com comidas típicas e muito forró para todos os participantes

A festança foi de muita alegria e animação para os idosos do Grupo ‘Raio de Sol’, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e integrantes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) em Mateiros, realizado nesta quinta-feira, 25. Com muitas comidas típicas e o tradicional forró, os participantes foram recebidos pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social no Centro de Eventos, local que foi preparado com cenário junino para deixar o ambiente ainda mais aconchegante e com a cara do mês mais empolgante do ano.

O evento proporcionou um momento de integração, convivência e valorização das tradições culturais por meio de brincadeiras típicas juninas, promovendo o fortalecimento dos laços entre os participantes. Durante a programação, foram oferecidas comidas típicas, distribuídas lembrancinhas e realizadas diversas atividades recreativas, proporcionando um ambiente de alegria, acolhimento e participação.

A ação contou com o empenho e a dedicação da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, que contribuiu para o sucesso do evento e para o fortalecimento da convivência comunitária. A secretária Ana Cláudia ressaltou a importância da iniciativa para os idosos. “Tivemos uma confraternização, uma partilha para que todos se sintam acolhidos e pertencentes aos eventos e datas comemorativas,” comentou.

O prefeito Jesy Vieira também participou e falou da alegria em ver os idosos atuantes e sendo bem acompanhados pela equipe. “Cada pessoa aqui é muito importante para a nossa comunidade e fazemos questão de ter por perto. Parabéns à equipe pela organização e aos idosos, que participam com tanta alegria e disposição,” comentou.

Entre as atividades recreativas a que mais atraiu os idosos foi a quadrilha improvisada, que promoveu bem-estar e muito forró com a coreografias típicas. Todos receberam mimos juninos e se deliciaram com as comidas típicas ofertadas.

Compartilhe no:

JUNHO VIOLETA: Assistência Social de Aparecida reforça ações de prevenção à violência contra idosos

O Grupo de Idosos É Preciso Saber Viver! prestigiou uma peça teatral protagonizada pela equipe da Assistência Social, que destacou a importância da conscientização.

O Junho Violeta é uma campanha que busca conscientizar a população sobre o combate e a prevenção à violência contra a pessoa idosa. Para alertar a comunidade e os integrantes do Grupo É Preciso Saber Viver!, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Aparecida do Rio Negro está realizando diversas atividades. O grupo, pertencente ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolve ações que buscam tirar os participantes do isolamento e promover a convivência, a interação e o bem-estar.

Os participantes puderam assistir a uma peça teatral apresentada pela equipe durante o mês de junho, tanto no encontro semanal quanto na Conferência Municipal de Saúde. A apresentação abordou casos de violência contra a pessoa idosa e a importância de denunciar essas situações aos órgãos competentes. A dramatização O Invisível destacou temas como abandono, violência psicológica, desrespeito, invisibilidade social e a valorização da pessoa idosa.

De acordo com a técnica em gestão do SUAS, Marinalva Barros, a ação reforça que envelhecer é um direito e que toda pessoa idosa merece viver com segurança, respeito e dignidade. “A campanha também destaca que a prevenção da violência depende da participação da família e de toda a sociedade”, explicou.

A secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia, enfatizou que a luta contra a violência é responsabilidade de toda a comunidade. “Todos sabem o quanto nossa gestão ama os idosos e faz de tudo para que todos se sintam acolhidos, amados e valorizados, como deve ser. Mas essa luta é de todos nós. Toda a cidade precisa dar as mãos, denunciar casos de violência e estar atenta aos nossos idosos”, afirmou.

Junho Violeta

A mobilização ocorre durante todo o mês em alusão ao Junho Violeta. No dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, com o propósito de sensibilizar a sociedade para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.

Com o tema “A liberdade não tem prazo de validade”, a campanha Junho Violeta 2026 conscientiza a população sobre as diversas formas de violência contra a pessoa idosa e incentiva a denúncia desses casos. O alerta orienta vítimas e testemunhas a utilizarem os canais de denúncia, como o Disque 100, que funciona 24 horas por dia e permite denúncias anônimas, além das delegacias, do Ministério Público, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Compartilhe no:

NOVO ACORDO: Centro de Atendimento em Saúde 24h recebe ligação de energia e avança para fase final das obras

Ligação da energia elétrica permite o funcionamento das instalações do prédio e representa mais um passo para a entrega da unidade à população.

Mais uma importante e aguardada etapa para a conclusão do Centro de Atendimento em Saúde 24h foi concluída: a ligação da energia elétrica da unidade. A ação realizada nesta quinta-feira, 25, era necessária para garantir o funcionamento das instalações elétricas do prédio, incluindo o equipamento de raio-X, e representa um avanço significativo para a finalização da obra.

Os serviços foram executados pela equipe da Energisa, após solicitação da Prefeitura, e fazem parte das etapas finais da revitalização da unidade.O prefeito Mateus Coelho acompanhou os trabalhos e destacou a importância desse avanço para a entrega do novo espaço de saúde à população.

“É com grande satisfação que recebemos a equipe da Energisa em nossa cidade, a empresa realiza a ligação da energia da nova unidade. Esse é um passo muito importante para que possamos concluir a obra, colocar a unidade em funcionamento e oferecer mais qualidade no atendimento à população”, afirmou o gestor.

Recentemente, durante a Conferência Municipal de Saúde, o prefeito anunciou que a entrega oficial do Centro de Atendimento em Saúde 24h está prevista para o mês de julho.

A unidade está na fase final de execução, com a conclusão dos últimos serviços. As intervenções integram o processo de estruturação do espaço, que foi planejado para ampliar a capacidade de atendimento e garantir melhores condições de funcionamento.

O Centro de Atendimento em Saúde 24h foi projetado para fortalecer a rede municipal de saúde, proporcionando mais agilidade nos atendimentos, melhores condições de trabalho para os profissionais e mais qualidade nos serviços oferecidos à população.

Compartilhe no:

Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

Consultas podem ser feitas no portal Repis Cidadão

Empregados com carteira assinada e servidores públicos que trabalharam de 1971 a 1988 e estão na fila para sacar cotas do antigo fundo Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) podem reaver o valor. A Caixa Econômica Federal começou a pagar nesta quinta-feira (25) um novo lote de valores esquecidos.

Nesta rodada, recebem aqueles que pediram o ressarcimento até 31 de maio. O valor médio pago varia de R$ 2,8 mil a R$ 2,9 mil, dependendo do tempo de trabalho e do salário da época.

Quem tem direito

Podem sacar os valores:

O benefício não tem relação com o abono salarial atual do PIS/Pasep, pago anualmente. Trata-se de cotas de um fundo antigo, extinto em 2020.

Como consultar 

A consulta é feita pelo portal Repis Cidadão, com login via conta Gov.br nos níveis prata e ouro.

Passo a passo:

Também é possível consultar pelo aplicativo do FGTS.

Como pedir o pagamento

O pedido pode ser feito de duas formas:

Pelo aplicativo FGTS:

Em uma agência da Caixa:

O pagamento é feito por crédito em conta. Quem não tiver conta na Caixa receberá automaticamente uma poupança social digital, movimentada pelo app Caixa Tem.

Herdeiros

Herdeiros também podem solicitar o valor, desde que apresentem:

Calendário 

O pagamento depende da data em que o pedido foi feito, de acordo com a Caixa. Próximos lotes:

Fundo PIS/Pasep

Criado na década de 1970, o fundo reunia recursos para complementar a renda de trabalhadores e servidores. Em 1988, foi substituído pelo modelo atual de abono salarial.

Os valores não sacados foram transferidos em 2020 para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e, depois, ao Tesouro Nacional. Agora, o governo permite o resgate mediante pedido.

Prazo para sacar

O pedido pode ser feito até setembro de 2028. Após esse prazo, os valores serão incorporados definitivamente ao Tesouro, sem possibilidade de saque.

Canais de dúvidas

A Caixa oferece atendimento pelos seguintes canais:

A orientação é verificar quanto antes se há valores disponíveis para evitar perder o prazo.

Fonte: Agência Gov



Compartilhe no:

Cine Cultura divulga programação de filmes entre os dias 25 de junho e 1º de julho

Sessões são exibidas às 17, 19 e 21 horas e ingressos estarão disponíveis na bilheteria

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) divulgou a programação dos filmes que estarão em cartaz no Cine Cultura – Sala Sinhozinho, a partir desta quinta-feira, 25, até o dia 1º de julho. A sala é aberta ao público e está localizada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. 

A programação começa com a exibição, às 17 horas, do filme ‘Palmas, Eu Gosto de Tu’, longa-metragem produzido no Tocantins. A entrada para a sessão será gratuita.
Às 19 horas será exibido o documentário ‘A Voz de Deus’, que tem direção de Miguel Antunes Ramos e mostra a trajetória de dois adolescentes que atuam pregando a palavra de Jesus Cristo. O documentário tem duração de 1h25 e a classificação é livre.

O documentário ‘Aqui não entra Luz’, dirigido por Karol Maia, será exibido às 21 horas. Ele é contado a partir das memórias da diretora, que cresceu acompanhando a mãe, uma trabalhadora doméstica, nos locais onde prestava serviço. O filme propõe reflexões sobre situações da dinâmica do trabalho, abordando ainda a desigualdade e o racismo.

Conforme a programação, ‘Aqui não entra Luz’ não será exibido somente na sexta-feira, 26.  Neste dia, às 21 horas, haverá a apresentação de ‘Ecos da Terra’, obra de cinedança tocantinense, fruto de um projeto com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura. A entrada será gratuita.

Ingressos

Os ingressos para as sessões estarão disponíveis na bilheteria do Cine Cultura a partir das 16 horas. Os pagamentos podem ser realizados por Pix ou boleto. Às quartas-feiras, o valor é de R$ 10 para todos os públicos. De quinta a domingo, os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

Sessões:

17 horas: ‘Palmas, Eu Gosto de Tu’ (entrada gratuita)
19 horas: ‘A Voz de Deus’
21 horas: ‘Aqui não entra Luz’ (exceto na sexta-feira, 26)
Sexta-feira, 26, às 21h: ‘Ecos da Terra’ (entrada gratuita)

Fonte: Secom Palmas

Compartilhe no:

Prefeitura de Palmas recolhe mais de mil toneladas de entulho em apenas três dias

Equipes retiraram diversos tipos de materiais descartados irregularmente em vias e áreas públicas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, recolheu 1.098 toneladas de entulhos entre os dias 22 e 24 de junho, em mais uma mobilização que vem contribuindo para a manutenção da limpeza da cidade e para a melhoria da qualidade de vida da população.

As equipes retiraram diversos tipos de materiais descartados irregularmente em vias e áreas públicas, entre eles móveis velhos, papelão, galhadas, colchões, ventiladores e outros resíduos misturados ao entulho.

Os serviços de retirada de entulho e remoção de terra seguem nesta semana na Arno 32 (305 Norte), Arne 61 (504 Norte), Arno 71 (603 Norte), Arno 72 (605 Norte), Arso 32 (305 Sul), Arso 33 (307 Sul), Arso 41 (403 Sul), Jardim Aureny IV, Lago Norte, Avenida LO-29 e Arse 131 (1303 Sul).

Fonte: Secom Palmas

Compartilhe no:
Folha do Jalapão