Tocantins - 03/12/2020 - 06:52

Centenário confirma primeiro caso e todos os municípios do norte do TO passam a ter registros de coronavírus

Postado em 09/07/2020

Compartilhe no:

A cidade de Centenário, no norte do Tocantins, registrou o primeiro caso de coronavírus. A confirmação veio no boletim epidemiológico da quinta-feira (9). Com isso, todas as cidades da metade norte do estado passam a ter registros da doença. Atualmente, há casos de Covid-19 em 126 das 139 cidades do estado.

O prefeito de Centenário, Wesley da Silva Lima (PSDB), informou que o paciente é um homem na faixa 40 anos de idade. Ele é servidor municipal e mora em um distrito que fica a cerca de 70 km da sede do município, onde trabalha em uma das escolas da zona rural. Foi identificado que ele teve contato com um morador de outra cidade que também estava infectado pela doença.

Segundo o prefeito, o servidor está bem, sem sintomas e é monitorado enquanto fica em isolamento domiciliar. A cidade montou barreiras sanitárias para evitar que a doença chegasse até a área urbana. Centenário tem cerca de 2,5 mil habitantes.

O município não tem unidade de saúde de alta complexidade, o hospital de referência é o Regional de Pedro Afonso para casos de gravidade média. Em casos graves, é necessário encaminhamento para Palmas.

Os municípios que ficam no norte do Tocantins concentra 9.132 dos 13.845 casos do estado. A região em que há menos casos confirmados no estado continua sendo o sudeste. Sete das 13 cidades que ainda estão livres da doenças ficam na região e apenas um município nesta parte do estado tem mais de 25 casos registrados da doença. As cidades mais isoladas, como São Félix e Mateiros, no Jalapão, também continuam sem registros.

Entre os municípios sem casos, nenhum chega a marca de cinco mil moradores. Os maiores são Combinado, São Valério da Natividade e Conceição do Tocantins, todos na casa de quatro mil habitantes pela projeção mais recente do IBGE.

Compartilhe no:

Relacionados