Tocantins - 21/10/2020 - 18:51

Em construção em Santa Tereza, Centro de Atendimento ao Turista pretende atrair turismo de negócios

Postado em 25/05/2020

Compartilhe no:

Entre os objetivos da unidade, está estimular o turismo de negócios, uma vez que espaço não atenderá somente o município, mas também a região do Jalapão.

A Prefeitura de Santa Tereza do Tocantins já iniciou a construção do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e entre seus objetivos está estimular o turismo de negócios. Um CAT é fundamental em cidades turísticas, pois permite o primeiro contato entre o visitante e as localidades. O andamento desse trabalho você pode conferir aqui na nesta matéria; a primeira de uma série preparada pela Folha do Jalapão em referência ao aniversário de 31 anos do município, comemorado em 1º de junho.

O CAT tem o relevante papel de orientar e informar o turista para que ele tenha uma boa impressão logo na chegada à cidade. Em Santa Tereza, o CAT será mais uma unidade de informação para compor a cadeia produtiva do turismo, se inserindo como parte da estrutura necessária da estância. A obra está sendo construída ao lado da sede da Prefeitura, na Praça 5 de Janeiro.

O investimento desta obra é oriundo do Ministério do Turismo, no valor de R$ 341.237,26, através de emenda do deputado federal Vicentinho Júnior, para estimular, estruturar, fomentar e expandir a atividade turística no município e também na região. O benefício se estende também à recuperação da Praça 5 de Janeiro, onde está sendo construído o CAT, que receberá nova iluminação, além de pintura e jardinagem.

Cerca de 40% da obra já foi executada, mas a Prefeitura aguarda a liberação da segunda parcela do repasse para dar continuidade. A paralisação da obra deve-se também ao avanço da pandemia no Brasil e região.

Emprego e renda

A fim de valorizar a mão de obra local, a gestão municipal determinou à empresa que ganhou a licitação, que contrate parte da equipe de trabalhadores residentes no município, gerando assim emprego e renda na cidade.

Para a secretária de Turismo, Sinária Maria Nunes Matos Jorge, a construção do Centro de Atendimento ao Turista valoriza muito o município. “Somos o portal de entrada para o Jalapão. Tivemos a oportunidade de conhecer a unidade de São Félix, e realmente é um grande benefício para a região”, ressalta a secretária.

Estrutura

A estrutura do CAT contará com espaço para comercialização dos produtos de interesse turístico, como artesanato, além de uma estrutura com sanitários com acessibilidade. O projeto dotará o município de uma melhor infraestrutura de atendimento e orientações aos turistas, contribuindo para a melhoria dos serviços e qualificação do destino turístico, além de estimular o desenvolvimento econômico, social e cultural do município.

No local, também serão expostas informações necessárias sobre o município, no que se refere ao seu bem estar, durante o tempo das festividades municipais. De acordo com a gestão, após a conclusão da obra, alguns funcionários trabalharão no espaço para atendimento ao público.

A unidade do CAT contará com um auditório para reuniões e pequenos eventos. O espaço deverá abrigar ainda a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Cultura do município, atendendo as demandas destes dois setores.

Compartilhe no:

Relacionados