Tocantins - 24/10/2020 - 17:56

Empreendedores de Taquaruçu e região participam de capacitação sobre autonomia e protagonismo para a ação em rede

Postado em 08/08/2018

Compartilhe no:

Refletir sobre o empoderamento dos empreendedores de Taquaruçu e Taquaruçu Grande, objetivando compreender o papel da governança na gestão e liderança do destino, foi o tema do primeiro dia da capacitação sobre “Autonomia e protagonismo para a ação em Rede” oferecida pelos atendidos do projeto de estruturação turística do Polo Turístico de Taquaruçu. O evento, que acontece no auditório da Agência Municipal de Turismo (Agtur), no Centro de Convenções Arnauld Rodrigues, termina nesta quarta-feira, 08.

Segundo o instrutor do curso, Tom Pires, o curso busca observar o papel da governança na gestão e liderança do destino, a partir dos elementos que sustentam e reforçam a participação cidadã na dinâmica do desenvolvimento turístico. Pires reforça que durante sua explanação, explorará as boas e melhores práticas de experiências exitosas de governança de destinos turísticos sustentáveis.

O instrutor destaca que também no decorrer do curso buscará desenvolver nos participantes, competências de articulação, negociação, gestão de conflitos e comunicação, ampliando o olhar do grupo para uma visão sistêmica do território e do turismo como elemento de transformação territorial.

Na primeira dinâmica do curso, o instrutor pediu aos participantes que relatassem suas experiências durante o mês de julho, mês de férias, onde cresce a demanda turística em todo país e, segundo o relato dos participantes, que possuem estabelecimentos no distrito, os empreendedores só tem motivos para comemorar.

A empresária do ramo de hotelaria, Julliane Matubara, destaca que este ano foi totalmente diferente de todos os outros, ela ressaltou o aumento significativo de turistas todos os dias da semana, na maioria deles estrangeiros. “Os turistas elogiaram muito nosso distrito, nossa gastronomia, nossa estrutura para atendê-los, nós tivemos o movimento o mês todo, superando todos os anos anteriores”, disse Juliane.

Para o empreendedor de Taquaruçu, Wertermberg Nunes, se disse surpreendido pelo número de visitantes que recebeu no seu empreendimento, principalmente oriundos da indicação dos parceiros formados do grupo de governança do projeto de estruturação turística de Taquaruçu. “Este foi o ano que conseguimos fazer com que a nossa rede funcionasse, o primeiro retorno concreto de todos os nossos esforços, agora podemos dizer que ele existe e funciona”, disse o empreendedor.

Projeto de estruturação

O projeto de Estruturação Turística do Polo de Taquaruçu realizado pelo Sebrae Tocantins e Agtur tem como objetivo estruturar a atividade turística na região, por meio de capacitações e supervisões técnicas. O projeto garantiu ainda o mapeamento georreferenciado dos atrativos naturais e seus acessos, atualização da descrição das características físicas, nível de dificuldade de trilhas de acessos, capacidade de carga de atrativos, fluxo de pessoas e a construção de destinos turísticos para orientar o desenvolvimento das potencialidades locais.

Compartilhe no:

Relacionados