Empresários de Mateiros despertam e buscam qualificação profissional

por Wenina — 15/04/2018 às 22:12 — em Destaques

Atravessar barreiras diante dos novos desafios do mercado turístico é tarefa difícil para os empreendedores de Mateiros, que buscam o crescimento de seus negócios. Caminhar à frente das dificuldades demanda atenção e planejamento. Independentemente do tamanho da empresa, os empreendedores estão buscando capacitações e inovações.


Apesar de todos os empecilhos, principalmente devido aos efeitos da crise econômica atual, o número de empreendedores de Mateiros tem aumentado. A região do Jalapão tem ganhado notoriedade em todo o país e até internacionalmente após ambientar a telenovela da Rede Globo, “O outro lado do paraíso”. De acordo com dados do Governo do Estado, a visitação aos atrativos do Jalapão cresceu 100%, sendo que o turismo na Fazenda Triago, onde está localizada a Cachoeira da Velha, um dos pontos turísticos administrado pelo Governo do Tocantins, saltou de 4.556 visitantes durante todo o ano de 2012, para 11.635 entre janeiro e outubro de 2017.

O aumento no fluxo de visitantes impacta os municípios da região e daí surgem novas oportunidades. A vontade de ter um bom negócio e mais rendimento mostrou a seu Emivaldo Rufo caminhos possíveis para investir. Com a ajuda do Sebrae, através do Encontro da Família Jalapão, o empresário, acompanhado pelo filho Pablo Rufo e funcionários de sua Pousada e Restaurante Beira da Mata, deu exemplo de bom empreendedor: dividiu a equipe e conseguiram participar de todas as oficinas oferecidas. Na ocasião, ainda procurou mais informações, como financiamento e demais serviços que o Sebrae propicia ao pequeno empresário.

Para Emivaldo, a capacitação ajuda a expandir os horizontes. “A oficina nos ofereceu oportunidades, o que é bom, já que estamos num ramo turístico e inovações são necessárias e bem-vindas. Para se ter uma ideia, hoje recebemos 80% a mais de turistas, se não acompanharmos as mudanças, ficamos para trás, perdemos nossa oportunidade para empresários de outros estados. Estamos ampliando nosso estabelecimento e aumentando o número de funcionários, queremos oferecer aos nossos clientes um produto de qualidade”, afirmou.

Outro empreendedor local é Dazio Malheiros Ramos, proprietário das empresas Carioca Ecotur Jalapão e Pizzaria Carioca. Dazio conta que acima de tudo é importante ter perseverança, determinação e não se deixar levar pelas circunstâncias agressivas, que muitas vezes ameaçam a construção de um negócio. É fundamental levantar-se rapidamente das quedas. “Hoje Mateiros está vivendo um crescimento rápido, vejo que vivemos dois lados, o positivo e o negativo. Junto com o grande número de turistas, o que é muito bom, você precisa mostrar que está acompanhando o desenvolvimento, atendê-los com qualidade e muita agilidade, por que o turista deixa sua casa em busca de coisas boas, é por isso estamos aproveitando essa oportunidade do Sebrae, precisamos nos qualificar mais”, contou.

O empresário ressalta que a busca pelo conhecimento deve ser constante. “É louvável para nós um aprendizado a mais, preciso ter mais conhecimento. Se o Sebrae pode me oferece mais aprendizado, para mim é ótimo, por que vou poder oferecer um melhor pacote para o meu cliente. Com certeza, quando chegar na empresa, repassarei para meus funcionários o que aprendemos nas oficinas, por que vejo que preciso ter uma boa equipe com condições de atender bem”, avaliou Dazio.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

STF retira movimentações do processo da Operação Sisamnes que prendeu Eduardo Siqueira Campos

Defesa aguarda análise de habeas corpus do prefeito que está sob responsabilidade...

Com operação “Verão Seguro”, Detran intensifica ações de fiscalização e educação para o trânsito durante a temporada de praia

Cerca de 30 mil pessoas receberam orientações das equipes nos municípios visitados...