Tocantins - 05/12/2020 - 11:24

Governador Mauro Carlesse entrega leitos Covid no novo Hospital Geral de Gurupi

Postado em 31/10/2020

Compartilhe no:

O Hospital Geral de Gurupi (HGG) já é uma realidade para a população da região sul tocantinense. O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, entregou dia 30 de outubro, os primeiros 25 leitos clínicos da unidade de saúde, como anunciado há cerca de 40 dias, quando prometeu aumentar a oferta de vagas para atender pacientes acometidos pela Covid-19.  Com a inauguração, a cidade de Gurupi passa a contar com 70 leitos, dos quais 20 são Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Os novos leitos passam a receber pacientes a partir deste sábado, 31.

Durante o evento, Mauro Carlesse ressaltou que o Ministério da Saúde revelou que o Tocantins será o primeiro estado a iniciar a vacinação contra o novo Coronavírus, o que segundo o Governador é resultado do trabalho transparente e de qualidade realizado pelo Governo do Tocantins para combater a pandemia. 

“Esses novos leitos são frutos de muito trabalho e determinação para que ficassem prontos para atender a demanda nessa pandemia. Esse hospital não era para atender pacientes com Covid, mas chegamos à conclusão que o ideal seria adaptarmos uma ala ao invés de montarmos um hospital de campanha provisório”, explicou Mauro Carlesse, ressaltando a qualidade das obras. 

“Esta obra é muito importante não só para Gurupi e a região sul, mas para todo o Tocantins. Uma unidade de alto padrão, que demonstra que se todos fizerem a sua parte é possível prestar um bom atendimento à população.  É um investimento em saúde que vai proporcionar atendimento de qualidade à população”, frisou. Os leitos são equipados com ventiladores, respiradores mecânicos, monitores multiparâmetros e carrinhos de emergência. 

O Hospital Geral de Gurupi é a maior obra pública da área de saúde em andamento no Estado. Quando estiver concluída vai disponibilizar 200 leitos hospitalares que vão permitir ampliar e melhorar o atendimento prestado pelo poder público, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), para os gurupienses e a população de toda a região. 

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, destacou a determinação do governador Mauro Carlesse em buscar formas de enfrentamento à pandemia. “Cumprimos a sua determinação e a partir de hoje o senhor entrega a obra, infraestrutura, equipamentos e equipes prontas e preparadas para a continuidade do enfrentamento do novo Coronavírus. A pandemia não é um adversário, é um inimigo, e o senhor está entregando uma obra completa. Isso demonstra o respeito e o comprometimento com a população”, concluiu ressaltando que já recebeu ordens para agilizar a licitação para as próximas etapas do HGG.

“O Governo do Estado  retomou o desenvolvimento do Tocantins e a comprovação são os investimentos que estão sendo feitos na infraestrutura. O Hospital Geral de Gurupi é um exemplo disso”, frisou a secretária de Estado da Infraestrutura, Juliana Passarim.

Estrutura

A expectativa do governador Mauro Carlesse é entregar a primeira etapa do Hospital Geral de Gurupi completamente concluída  ainda este ano. A etapa em questão conta com bloco do pronto-socorro infantil e adulto, bloco do ambulatório, bloco administrativo, rampa, passarela e escada. Com a conclusão desta etapa, será realizada a licitação da etapa seguinte com a inclusão de blocos de enfermarias, centros cirúrgicos adultos e pediátricos, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e serviços de imagem. A capacidade total do hospital será de 200 leitos, o que vai ampliar e melhorar o atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente em Gurupi e região.

A nova estrutura também contará com um auditório para aproximadamente 200 pessoas, elevador e captação de energia solar para aquecimento de água.

O evento de entrega de leitos contou com a presença de secretários de Estado, servidores públicos e a equipe médica da unidade.

Compartilhe no:

Relacionados