Tocantins - 02/12/2020 - 09:02

Mais de 32 mil visitaram as dunas do Jalapão

Postado em 08/01/2019

Compartilhe no:

 

Levantamento é do Naturatins, responsável pela proteção e conservação do local, que tem várias regras. Aumento de visitas pode ter relação com a divulgação do parque na mídia.

As dunas do Jalapão, um dos principais destinos turísticos do Tocantins, tiveram recorde de visitação em 2018. De acordo com as informações do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), mais de 32,2 mil pessoas visitaram o local ao longo do ano.

As dunas ficam no parque estadual do Jalapão, na região sudeste do Tocantins. Ao longo de todo o ano foram 32.246 visitas. O número significa12 mil pessoas a mais que o total de 2017.

O presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, acredita que o aumento no fluxo de visitantes ocorreu por causa da divulgação do local em programas de televisão, reality shows e a gravação da novela da Globo, ‘O Outro Lado do Paraíso’.

Com o aumento do fluxo, a proteção ambiental na região foi reforçada e algumas medidas de controle precisaram ser implantadas. O acesso às dunas só é liberado entre 14h e18h30. O horário máximo para que os turistas entrem na área é 17h30. Veja as regras de visitação ao Jalapão.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Gilberto Iris de Oliveira disse que é fundamental que os visitantes entendam que o Parque é uma unidade de conservação integral. “Caso o passeio ocorra por conta do visitante, o mesmo deve consultar o Naturatins para obter as informações sobre os requisitos para a visita. Caso optem por agências de turismo, é sempre importante saber se a operadora está cadastrada no órgão ambiental”, esclarece.

Para informações sobre visitas às dunas, o interessado pode entrar em contato com o Naturatins pelo número (63) 3534-1072 ou por e-mail pejalapao@naturatins.to.gov.br.

(Fonte G1 Tocantins.)

Compartilhe no:

Relacionados