Tocantins - 04/12/2020 - 04:11

Matadouro e frigorífico de Novo Acordo em fase de conclusão

Postado em 27/02/2019

Compartilhe no:

Obras estão em ritmo acelerado. Recursos são oriundos de investimentos do Governo do Tocantins.

Mais uma grande obra em Novo Acordo está sendo construída: O investimento é de mais de R$ 1,5 mi na construção do Frigorífico/Matadouro Estadual.


Com obras, consideradas pelo prefeito Elson Lino Aguiar, adiantadas, o Frigorífico deve contribuir com a geração de emprego e renda no município e região. Localizado em uma área de 838m² a obra da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) está em fase de finalização e conta com a parceria do Município de Novo Acordo.
“Tivemos a felicidade de uma obra muito importante no nosso município, que com a luta e o pedido da nossa gestão conseguimos trazer para cá”, disse o prefeito ao explicar que o Estado, através de um empréstimo conseguiu um recurso para a construção de oito frigoríficos no Tocantins. “Quando eu soube que viriam os frigoríficos, buscamos trazer para Novo Acordo. Antes perdemos porque o prefeito não teve interesse, mas nós tínhamos”, ponderou o prefeito.


Ele informou, que ao saber da possibilidade, foi a Palmas buscar a implantação. “Conversamos com o governo e me perguntaram se tinha condições de entregar todos os documentos em três dias e eu logo disse que sim. De lá acionei nosso secretário de Administração, pois tinha que fazer um estudo no terreno. A prefeitura tinha uma área de terra e conseguimos. Juntamos todos os documentos, entregamos e as obras iniciaram”, disse o gestor.


Em visita às obras o prefeito foi categórico ao informar que “hoje, de todos em construção no Estado, o nosso é o que está praticamente pronto é uma obra que está bem adiantada”. Ele lembrou que a obra está em fase de conclusão e que o Estado nunca deixou de cumprir com o compromisso feito com o município na construção do frigorífico/matadouro. “Os governos não pensaram em outra coisa, se não dar continuidade ao projeto”, comemorou o gestor.


O frigorífico/matadouro, com estrutura moderna, terá capacidade para abater de 50 a 100 animais por dia, sendo um total de 96 mil cabeças de animais por ano.

Investimento


O investimento total estimado nos matadouros é de R$ 5,64 milhões, sendo 20% de contrapartida do Governo do Estado. Quanto ao terreno, a prefeitura de cada município teve que disponibilizar. O protocolo de intenções para a construção dos empreendimentos foi assinado pelo Governo do Estado do Tocantins e pelas prefeituras de Ananás, Araguaçu, Arapoema, Campos Lindos, Colmeia, Dianópolis, Mateiros, Novo Acordo, Paranã, Pindorama, São Valério, Sítio Novo e Wanderlândia, segundo informações da Seagro.

Compartilhe no:

Relacionados