Tocantins - 29/10/2020 - 20:23

Municípios do Jalapão afirmam que não irão reabrir pontos turísticos em julho

Postado em 14/07/2020

Compartilhe no:

A nota conjunta das prefeituras de Mateiros, São Félix e Ponte Alta do TO, afirma que os pontos turísticos naturais não serão abertos no dia 19 de julho, conforme divulgado pelo Governo do Estado.

Os Municípios de São Félix, Mateiros e Ponte Alta do Tocantins emitiram nesta segunda-feira, 13, uma nota conjunta relativa à abertura dos pontos turísticos do Jalapão. Conforme divulgado pelo Governo do Estado, a Cachoeira da Velha/Prainha, Dunas e Serra do Espírito Santo, poderiam ser reabertos no próximo dia 19.

No entanto, os municípios afirmam que não farão a reabertura, já que, conforme as prefeituras dos referidos municípios, a região possui peculiaridades que impedem a reabertura, devido ao agravamento da pandemia no estado, como ausência de leitos de UTI e rodovias de difícil acesso.

Para o secretário de Turismo de Mateiros, Heberson Wagner Dias Martins, o momento é de cautela. “Os municípios não se opõem a reabertura, eles se opõem a abertura da forma que está, sem estrutura, sem condições. O estado se comprometeu a fazer essa parceria para poder retomar as atividades do parque dia 19, porém ainda não começou nada, e está muito próximo da data e a população está insegura. Então os municípios acharam por bem esclarecer e informar que não estão preparados, em condição de abrir dia 19. Porém, deixa em aberta a data do dia 5 de agosto, que era uma data que a gente já vinha projetando. Se até lá não aumentar os casos, a gente conseguir fazer as alterações, os ajustes e a implantação dos protocolos, os municípios não estão vendo problema em  retomar a atividade turística, mas tem que estar em um cenário favorável”, justificou.

A nota, que foi assinada pelos prefeitos João Martins (Mateiros), Marlen Ribeiro (São Félix), e Kleber Rodrigues (Ponte Alta) afirma ainda que, se não houver agravamento da pandemia, os pontos devem reabrir no dia 5 de agosto.

Confira a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL

A respeito da matéria veiculada no portal na internet do Governo do Estado intitulada Governo do Tocantins discute protocolos com municípios e empresas visando abertura do Parque do Jalapão, a Administração dos Municípios de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix vem a público manifestar o seguinte posicionamento:

a)- Através de reunião por videoconferência realizada entre representantes do Governo do Estado e representantes dos Municípios da região do Jalapão, foi deliberado que o Parque Estadual do Jalapão e seus atrativos controlados pelo Governo do Estado – Cachoeira da Velha/Prainha, Dunas e Serra dos Espírito Santo – poderia ser reabertos aos turistas a partir do dia 19 de julho de 2020.

b)- Também ficou definido que o acesso às comunidades tradicionais (Mumbuca, Carrapato e Prata)  continuariam fechadas ao turismo.

Contudo, em que pese os esforços do Governo do Estado no sentido de garantir a segurança sanitária de todas as pessoas envolvidas nas atividades de turismo, os Municípios de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix possuem determinadas peculiaridades que ainda não permitem a abertura do perímetro urbano e dos seus atrativos ao turismo, dentre as quais destacam-se:

  • A maioria da população é idosa e pertencente ao grupo de risco de Covid-19;
  • Ausência de leitos de UTI;
  • Ausência de ambiente médico-hospitalar adequado para tratamento de pacientes contaminados com Covid-19 em estado grave;
  • Não existem rodovias pavimentadas de acesso rápido a local com socorro adequado;
  • As estradas não pavimentadas possuem precárias condições de trafegabilidade;
  • A população manifestou contrária à abertura do turismo por receio de contaminação pelo Corona vírus.

Dessa forma, considerando que a realidade de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix não permitem o socorro de forma eficaz em caso de contaminação, o que poderá deixar a população hospitaleira em situação extremamente delicada em caso de eventual ocorrência de casos graves, considerando ainda os problemas causados pela pandemia Covid-19 nas localidades que relaxaram as medidas de contenção, as Prefeituras informa à população que as medidas restritivas implementadasnos Municípios de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix no enfrentamento da Covid-19 continuam inalteradas, de modo que, em razão da autonomia federativa municipal reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal, e visando a manutenção da segurança sanitária da população,manter o compromisso humanitário em zelar pela vida,apesar de respeitar a posição do Governo do Estado, os Municípios de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix não vão reabrir os atrativos naturais para a visitação turística em 19 de julho de 2020.O momento é de cautela, entendimento e comprometimento.

No entanto, considerando as reuniões com as comunidades, conselhos de turismo e também de forma isolada com pessoas da comunidade, os municípios se colocam abertos a um retorno da atividade turística na data do dia 5 de agosto caso não haja agravamento da contaminação pelo novo coronavírus, conforme anteriormente acordada com o governo do estado, levando em consideração que os protocolos de segurança sanitária estariam implementados trazendo mais segurança junto ao trade turístico dos municípios.

Mateiros, Ponte Alta e São Félix/TO, em 12 de julho de 2020.

  • JOÃO MARTINS NETO
  • Prefeito de Mateiros

  • KLEBER RODRIGUES DE SOUSA
  • Prefeito de Ponte Alta do Tocantins

  • MARLEN RIBEIRO RODRIGUES
  • Prefeito de SÃO FÉLIX

Compartilhe no:

Relacionados