Tocantins - 02/12/2020 - 08:49

Prefeitura de Mateiros leva mulheres para realizarem exames preventivos em Palmas

Postado em 27/02/2019

Compartilhe no:

Para garantir a realização de exames preventivos e evitar a doença de câncer de mana, a prefeitura de Mateiros promoveu a locomoção e deu toda assistência a um grupo de mulheres que precisaram ir até Palmas. Foi mais um passo importante dado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Sesc Saúde Mulher. Os exames foram realizados neste mês de fevereiro, beneficiando 37 moradoras do município.


A primeira dama Mariene Tavares, conseguiu junto ao Sesc a disponibilidade para a realização de 32 mamografias e 22 exames preventivos. No município a iniciativa nasceu de uma demanda crescente na região, que foi apresentada pela Secretaria de Saúde. “A gente sabe da importância e necessidade para a mulher a realização desses exames, aqui no município não temos condições de realizá-los, mas buscamos junto ao Sesc Mulher parceria para levar nossas pacientes. O SUS disponibiliza de pouquíssimas vagas por ano, mas através do Sesc conseguimos um bom atendimento. Estamos empenhados em prestar o melhor serviço para a comunidade”, contou a primeira dama.


Satisfação


Dona Elmira Cavalcante, 39 anos, conta satisfeita da oportunidade de realizar os exames e voltar para casa tendo a certeza de que a sua saúde está bem. “Eu tive a oportunidade de fazer os dois exames. Foi de grande importância para mim. Nós mulheres precisamos desse cuidado anualmente. Recebemos todo tipo de suporte por parte da prefeitura, desde o transporte até nossa alimentação em Palmas. A primeira-dama, dona Mariene, fez questão de nos auxiliar em tudo. Só temos a agradecer a todos da prefeitura que nos ajudaram”, ressaltou Elmira.


O alerta levou a Adelice Carvalho, popularmente conhecida como Dica, 47 anos, a buscar a realização dos exames. “Eu tive a oportunidade de fazer os dois exames ao mesmo tempo. Eu vinha tendo pequenas dores no peito e isso estava me preocupando muito e vendo tantas mulheres com o sintoma do câncer de mama, não pensei uma vez quando fui convidada pela primeira dama, Mariene, para ir a Palmas fazer os exames. Voltei satisfeita com a forma que fomos atendidas pelas duas instituições. Eu peço a Deus que outras pessoas daqui de Mateiros tenham a mesma oportunidade, porque saúde é vida” Temos que cuidar enquanto há tempo, depois não tem volta”, ressaltou Adelice.


Dona Elza Maria, 56 anos, uma das mulheres beneficiadas com a ação, parabenizou a gestão pela atividade. “É muito importante esta ajuda e incentivo para nós fazermos os exames. Eu fui muito bem atendida, sendo uma boa oportunidade para quem ganha pouco, pois não teríamos como pagar os exames, porque são caros. Já tinha mais de cinco anos que eu queria voltar a fazer o exame de mamografia, mas é caro. É muito importante podermos prevenir precocemente o câncer de mama, pois tratando, a pessoa fica curada e bem”, disse.


Os serviços da área da saúde na atual administração vêm sendo uma das prioridades desde o início da atual gestão. Vários investimentos já foram feitos, como a melhoria no prédio da Unidade Básica de Saúde, aquisição de novas ambulâncias, equipamentos para a Unidade, e o pleno funcionamento das ações para atender a população.
O câncer de mama representa hoje um grave problema de saúde pública global. Principalmente no ocidente, observa-se uma incidência crescente do câncer de mama, devido ao envelhecimento populacional e maior exposição da população a fatores de risco modificáveis.

Compartilhe no:

Relacionados