Tocantins - 30/10/2020 - 15:57

Projeto Saúde Rural será iniciado em Mateiros

Postado em 15/04/2018

Compartilhe no:

Para proporcionar uma assistência mais adequada aos moradores da região rural de Mateiros, a administração municipal lança neste mês de março o Projeto Saúde Rural, que levará atendimento a todas as áreas rurais do município. A iniciativa objetiva desenvolver ações de atenção básica com destaque para visitas domiciliares e será iniciada na região de Boa Esperança.


De acordo com o prefeito de Mateiros, pastor João Martins, a proposta é intensificar o atendimento que já é realizado na zona rural, ampliando ainda a oferta de serviços. “Queremos melhorar o atendimento para esse público, por isso, ao invés de eles se deslocarem para a unidade vamos levar todos os profissionais até eles”, salientou.

As ações contarão com médico, enfermeira, técnico em enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, técnico em vacinação, agente de endemias e de saúde entre outros profissionais.

O projeto tem duração de oito meses, dividido em dois ciclos. O primeiro ciclo acontece de março a junho e o segundo de agosto a novembro de 2018. Nesse período, o projeto será executado em localidades rurais semanalmente de acordo com o cronograma. As consultas serão periódicas e obedecerão a um calendário de visitas, para que todas as regiões tenham o atendimento médico garantido.

A expectativa é atender cerca de 300 famílias nas regiões de Boa Esperança, Panambi, Fazenda Nova, Mumbuca, Galhão e Rio Novo, como explicou o secretário de Saúde, Domingos Alves. “Nas visitas vamos verificar os problemas de saúde da população, atender no local. Casos mais complexos que forem diagnosticados vamos proceder com encaminhamento de acordo com a necessidade”, ressaltou.

Entre os atendimentos que serão oferecidos estão consultas médicas, cadastramento de moradores que ainda não possuem do Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), atualização do cartão de vacina, atendimento odontológico com aplicação de flúor e escovação supervisionada entre outros.

Compartilhe no:

Relacionados