Tocantins - 31/10/2020 - 21:56

São Félix comemora 10 anos de criação da Reserva Catedral do Jalapão

Postado em 27/07/2020

Compartilhe no:

A Reserva Particular do Patrimônio Natural Catedral do Jalapão foi criada em 27 de julho de 2010, reforçando a preservação do local.

As belezas naturais do Jalapão são um colírio para os olhos. As serras e águas da região mais famosa do Tocantins oferecem a tranqüilidade da natureza intocável. Isso é fruto do esforço conjunto de Poder Público e população local para manter a preservação. Neste 27 de julho, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Catedral do Jalapão completa 10 anos.

A Prefeitura Municipal de São Félix, por meio da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente está comemorando a data. A secretária da Pasta, Ramilca Ribeiro fala da alegria em comemorar e parabeniza o ato de amor à natureza. “Celebrar o 10º aniversário da RPPN catedral do JALAPÃO é a forma mais singela de garantir que nossa mensagem de preservação e conscientização ambiental, seja aos poucos disseminada. A Catedral é um presente para todos nós Jalapoeiros”, comenta.

RPPN Catedral do Jalapão

ORA – Organização Resende Adorno tomou a iniciativa em 2005 de criar a primeira RPPN no Jalapão, denominada RPPN Catedral do Jalapão em função da “Serra da Catedral”, sendo instituída em 2010 pela Portaria do Ministério do Meio Ambiente / Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO.  Foi um processo longo de legalização de toda área, passando pela aquisição, georreferenciamento, certificação do INCRA, licenciamento florestal do Naturatins, abertura de processo de transformação em Unidade de Conservação pelo IBAMA (2008), consulta pública, aprovação, gravame em cartório e lançamento da portaria de criação em Diário Oficial da União.

Compartilhe no:

Relacionados