Tocantins - 04/12/2020 - 02:51

Tiago e Nilmar chegam fortes no pós convenção: Lelis e Neris também crescem

Postado em 21/09/2020

Compartilhe no:

A disputa pela Prefeitura de Palmas resultou em muitas surpresas e no crescimento de algumas forças políticas.

A intensa articulação dos partidos que se prepararam para disputar a eleição em Palmas nos últimos meses, na reta final das convenções, resultou em surpresas e no crescimento de algumas forças políticas.

Quem mais cresceu e consolidou nome foi, sem dúvida, o vereador Tiago Andrino, candidato do ex-prefeito Carlos Amastha, que calou a boca dos críticos que diziam que o socialista “não sabe agregar”. Mexendo os pauzinhos nos bastidores, o ex-prefeito terminou selando uma aliança interessante e que tomou as discussões nas redes sociais com a indicação do PL da ex-prefeita Nilmar para vice.

O PSB –  que também tentou sem sucesso atrair o PDT de Milton Neris – vai ficar com o maior tempo de TV e junta consigo o núcleo do que pode ser o grupo sucessor do governo Mauro Carlesse (que não disputa mais reeleição) em 2022.

O capítulo mais dramático foi a intervenção do PP Regional, comandado pela senadora Kátia Abreu, na candidatura posta de Ataídes Oliveira, ex-senador. Esta que rendeu nota e vídeo gravado por ele nas redes sociais, onde foi bastante criticado durante toda a sexta-feira, 18.

Nos bastidores, a versão que corre é de que o ex-senador tinha um acordo de cavalheiros com Andrino, de conhecimento dos presidentes dos três partidos: PP, PSD e PSB. Nele, quem estivesse melhor numa pesquisa nacional a ser contratada na reta final das eleições, seria o candidato, com apoio do outro.

Ataídes correu bem nas pesquisas locais, dos institutos que ele próprio criticou ontem (sexta) no Twitter ao rebater minha informação de que houve o acordo e a pesquisa. Ele nega, porém, a pesquisa nacional, contratada pelo PSB junto ao Instituto Guimarães, que tem testado cenários para grandes lideranças nacionais da política brasileira, chegou ao Blog. E nela o resultado do senador é um quarto das intenções de voto do vereador Andrino.

Esta pesquisa teve seu resultado questionado pelo ex-senador, que teria pressionado seu partido a pagar outra. Mas o resultado não contestou o primeiro.

Fato é que sem chapa proporcional de vereadores (Nem PP, nem PSD construíram), Ataídes correria sozinho: com seu discurso anti-Cinthia e seus recursos pessoais). Kátia Abreu interrompeu este sonho. E tratou de fortalecer a aliança e criar grupo. Como eu dizia no artigo anterior: política não se faz sem lógica.

Pano rápido

Para mim, além do crescimento de Andrino, que agora contará com três chapas de vereadores nas ruas pedindo votos –  diga-se, chapas leves e motivadas pelo fato de não disputarem com vereadores de mandato – o maior crescimento é de Marcelo Lelis.

Explico: haviam dúvidas se Lelis levaria o nome até o final, e um aceno de composição com Jr. Geo. Mas faltou confiança na forma como o deputado tocaria o projeto.

A sacada final de juntar PV, PDR e PCdoB, que tem um histórico de bom relacionamento em nível nacional, salvou Neris de ter que acompanhar Andrino e se aliar a Amastha, seu desafeto.

“Não dá liga, não consigo”, disse o vereador Milton Neris ao conversar com o Blog nas 24 horas em que pairou a ameaça de intervenção no PDT par forçar a aliança.

Marcelo e Milton, ou Lelis e Neris, como queiram, formaram uma “chapa raiz”, por que ambos têm muita identidade com Palmas. Miltinho, especialmente com a região Sul, onde vem pontuando muito bem.

Se ajustar o discurso, que ainda traz vícios do jeito antigo de fazer política, e uma leitura equivocada da própria realidade vivida em 2012, Marcelo Lelis pode agregar ainda mais nas próximas semanas.

Outros candidatos ainda se movem e muita coisa pode acontecer até a data limite do dia 26 em Palmas. A tendência é que se reduzam ainda mais o número de candidaturas.

Mantenho a profecia de que entre 6 e 7 candidatos disputarão de fato o Paço. O que não quer dizer que a prefeita Cinthia leva vantagem automática. (T1-Notícias)

Compartilhe no:

Relacionados