2ª Semana do Bebê é encerrada em Aparecida com entrega do título “Bebê Prefeito”

por Wenina — 27/10/2023 às 12:39 — em Cidades, Destaques

O prefeito Suzano Marques e a primeira-dama Luisinha Carvalho encerraram a semana de atividades com uma cerimônia cheia de cores e alegria, destacando os esforços da Gestão Municipal para a valorização da Primeira Infância

O pequeno Ravi Lustosa de Oliveira, com apenas sete dias de vida, é o mais novo Bebê Prefeito de Aparecida do Rio Negro. O título foi entregue pelo prefeito Suzano Marques na manhã desta sexta-feira, 27, durante o encerramento da 2ª Semana do Bebê, realizada pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.

A cerimônia de conclusão da semana de atividades ocorreu no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Maria Amélia Tavares, com a presença de pais, mães, crianças e comunidade em geral.

Além da entrega do título, o momento foi marcado por palestra e orientações sobre o tema da Semana do Bebê. O evento foi aberto com um café da manhã servido a todos, que contou muita variedade de alimentos para bem receber as mais de 50 famílias, com pais e crianças, que participaram e foram recepcionados pela equipe do CRAS com muito carinho. O ambiente foi decorado com tudo alusivo à primeira-infância, com pelúcias e tons coloridos.

Ao fazer a entrega do título, o prefeito Suzano Marques falou sobre a importância da valorização das crianças, e da educação e saúde no processo de desenvolvimento de cada uma. “Qualquer gestão que se preze precisa começar cuidando desses pequenininhos, aqueles que não tem voz, vez e estão no anonimato. O investimento feito nas crianças retorna multiplicado para o bem do município. É com esse olhar que nossa gestão sempre teve, com a educação, saúde e assistência social, que é o tripé da administração, que parabenizamos as equipes das três pastas por promover isso”, afirmou.

O prefeito reafirmou seu compromisso em dar continuidade aos investimentos na área da infância. “O Tribunal de Contas do Estado está recentemente nos chamando a atenção para destacar o que está sendo feito pelas crianças no município. Tenho certeza que daqui a pouco tempo vamos olhar pelo retrovisor e ver os resultados disso. Hoje temos na saúde diversos investimentos, para dar o suporte as demandas do município. A gente tem investido na educação, colocamos o ônibus do transporte urbano para evitar que as crianças saiam de longe para estudar a pé, e tenho certeza que essas ações vão contribuir para formar cidadãos e pessoas para o bem”, destacou.

Ao fazer abertura do evento, a secretária municipal de Assistência Social, Luísa Marques, ressaltou que os serviços prestados à Primeira Infância são realizados pela Gestão por meio de parcerias.

“Estamos muito felizes realizando a 2ª Semana do Bebê, criada pelo Selo Unicef, na qual fizemos a adesão no ano passado, e uma das exigências é trabalhar a Primeira Infância, que começa desde a gravidez até os seis anos. A nossa responsabilidade e preocupação é essa, com o objetivo de garantir saúde e bem-estar, principalmente na primeira infância. São atividade que a gente faz durante todo o ano, mas nesta semana a gente intensifica, para fortalecer. Mas para que isso aconteça precisamos de parceiros, como a equipe da Saúde, representada aqui pela secretária municipal de Saúde, Sebastiana Luzia, da mesma forma que a Educação, aqui representada pela secretária Valquires Maciel e a diretora do Cmei Aquarela, Célia Araújo. Também quero chamar a coordenadora Pricsyla, que faz esse trabalho social”, comentou.

Luisinha falou ainda sobre a importância do Bebê Prefeito. “A semana do Bebê tem essa ênfase, aquele bebê que nasce na Semana do Bebê, que é o caso do nosso bebê Ravi, aqui que nasceu há sete dias”, completou.

Quem não escondeu a emoção ao participar do momento foi a mamãe do Ravi, Walquiria de Oliveira Mello. “Foi muito importante, o bebê veio com muita saúde, o Dr. Leonardo graças a Deus ajudou bastante e para nós é só felicidade. Fiquei muito grata pelo bebê ter sido o escolhido”, comemorou Walquíria.

Ainda no encontro foi ministrada uma palestra com o médico Dr. Leonardo Machado, que falou sobre a importância da realização do pré-natal para a gestante, o pai e o bebê.

A cerimônia, que foi conduzida pela mestre de cerimônias Leonice Brasil, contou com uma apresentação musical da cantora Luiza Batista, que encantou o público com sua simpatia e alegria. Também se apresentaram ao público os alunos das turmas Pré-2 do Cmei Aquarela, coordenados pelas professoras Fátima e Leilane, com o tema Chapeuzinho Vermelho.

2ª Semana do Bebê


Ao longo da semana uma série de atividades foi realizada com o intuito de envolver a comunidade, pais, crianças de qualquer faixa etária, profissionais de educação e gestantes, que abordam desde a amamentação até a estimulação da linguagem. O tema central do evento foi “Nutrindo Sonhos, Cuidando do Amanhã”.

A abertura na segunda-feira, 23, foi realizada com panfletagem e contação de histórias no Cmei Aquarela. Já na terça-feira, 24, foram ministradas palestras com os temas “Cuidado na gestação, a importância da imunização e os cuidados higiênicos e alimentares”, ministradas pela fisioterapeuta Débora Carvalho, e, enfermeiras Morgana Araújo e Vânia Márcia. As orientações foram realizadas no Cras Maria Amélia Tavares.

O momento de recreação também foi recheado de muita alegria, realizado no Ginásio Marilon Veloso, no Cmei Aquarela na quarta-feira, 25. Nesta quinta-feira, 26, houve palestra também no Cmei, com o psicólogo Marcelo Aguiar, que teve como tema: “Fortalecendo a Resiliência Emocional de Nossos Filhos, com e atividade com as crianças de cocriação direcionada”. No mesmo dia, ainda foi realizada uma tarde de beleza com as grávidas e sessão de fotos no Cras.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Cursos de IA e Social Media da Prefeitura de Palmas alcançam alta adesão e têm inscrições finalizadas

Formações em parceria com Instituto Nacional de Desenvolvimento Socioeconômico começam segunda-feira, 9...

Público aprova 10º Palmas Capital da Fé com avaliação máxima

Segurança, qualidade da alimentação, programação musical e limpeza foram quesitos bem avaliados...