2º Pedal Noturno reúne mais de 250 ciclistas do Jalapão em Santa Tereza

por Wenina — 22/09/2025 às 09:25 — em Cidades, Destaques

Fotos: Lucas Feitosa

Evento destacou união entre municípios da região em prol do esporte. Os “Amigos do Pedal” saíram do Morro do Homem até a Fazenda São Bento, em Santa Tereza, mostrando força, coragem e determinação

Foi sobre duas rodas que ciclistas da região do Jalapão mostraram que a força de vontade é o melhor combustível para grandes conquistas. A linha de chegada foi apenas um detalhe para quem percorreu os 40 quilômetros de um trajeto cheio de desafios neste sábado, 20. Um misto de adrenalina, determinação, alegria e superação. Assim foi o 2º Pedal Noturno, que reuniu cerca de 250 ciclistas de diversas cidades da região.

Os atletas, entre profissionais e amadores, partiram de um ponto estratégico: o Morro do Homem, próximo a Novo Acordo. De lá, seguiram pela rodovia, enfrentando trechos íngremes e vencendo o cansaço até o destino final: Fazenda São Bento, nas proximidades da Comunidade Barra do Aroeira, em Santa Tereza do Tocantins.

O evento foi promovido pelo grupo “Amigos do Pedal”, de Santa Tereza, liderado pelos organizadores Lucas Feitosa e Roberto Campos. Contou com o apoio da Prefeitura de Santa Tereza do Tocantins, de outras prefeituras da região, além de instituições como a Polícia Militar, Detran e parcerias privadas.

A iniciativa, que já se consolida como tradição, mostrou que, com união, é possível promover o esporte, incentivar a saúde, e proporcionar momentos de lazer e confraternização. Na chegada, os ciclistas foram recepcionados com festa pelo anfitrião e deputado federal Vicentinho Júnior, que também apoiou o evento. O encerramento contou com jantar para repor as energias e música ao vivo.

A prefeita de Santa Tereza, Eliene Batista, acompanhada do secretário de Administração, João Lourenço, destacou a importância de manter o evento no calendário oficial do município. “No ano passado, o evento foi organizado pela prefeitura, e este ano nós apoiamos com alegria. É uma confraternização importante, e acredito que deve continuar acontecendo. É uma forma de unir as pessoas e incentivar o esporte”, afirmou, agradecendo às parcerias e parabenizando os organizadores.

O deputado Vicentinho Júnior reforçou seu compromisso com o projeto. “Na próxima edição vamos nos preparar ainda mais. Quero dar as boas-vindas a todos que participaram desse percurso, parabenizar os organizadores pela iniciativa e afirmar que, no próximo ano, vamos oferecer uma estrutura ainda melhor e mais adequada para todos”, garantiu.

Superação sobre duas rodas


Quem concluiu o percurso de cerca de três horas não se arrependeu. Os primeiros a chegar foram os ciclistas de Porto Nacional, integrantes da Federação Tocantinense de Ciclismo. O vice-presidente da entidade, Ronaldo Gomes Alves, veterano em longas distâncias, participou pela primeira vez do evento em Santa Tereza e elogiou a organização.

“Viemos a convite dos organizadores e fizemos questão de participar. Foi um evento importante e prazeroso. O trajeto foi, em sua maioria, no asfalto, o que ajudou, mas com muitas subidas que tornaram tudo mais desafiador. Foi uma experiência muito boa”, destacou.

Para quem ainda está começando no ciclismo, o desafio foi ainda maior. Entre os participantes de Palmas, Porto Nacional, Santa Tereza, Lagoa, Natividade, Novo Acordo, Monte do Carmo e Ponte Alta, o sentimento comum era de superação. O santarezense Caio Ribeiro compartilhou sua experiência.


Foi a minha primeira vez em um pedal tão longo. Essa é a segunda edição do pedal noturno aqui em Santa Tereza, e agora quero participar de todos. Foram 40 quilômetros de um desafio que, pra mim, foi único. Eu sou do futebol, então pedalar foi totalmente novo. Me joguei, me aventurei, e graças a Deus chegamos todos bem. Isso é o mais importante”.

Cidades presentes e o apoio ao esporte

De Lagoa do Tocantins, cerca de 40 pessoas participaram, entre ciclistas e equipe de apoio. A Prefeitura disponibilizou ônibus e equipe de saúde, como destacou o representante do prefeito Leandro Soares, Jucélio Lustosa. “Temos um grupo que pedala com frequência, e com esse estímulo, já estamos nos organizando para realizar um pedal em Lagoa também. Antes disso, participaremos de um evento em Ponte Alta”.

E falando em Ponte Alta, os ciclistas do município também marcaram presença. O prefeito Kedson Alves, ao lado da primeira-dama Ester Pinto, mostrou disposição e apoio à prática esportiva. “Mesmo tendo ficado um tempo parados, foi um desafio gratificante. O ciclismo é mais do que esporte — é vida, é saúde, é esperança. Pode ser uma modalidade diferente do futebol, mas tem a mesma força.”

De Novo Acordo, também participaram cerca de 40 pessoas, com apoio do prefeito Mateus Coelho. Um dos participantes, vereador Gabriel Castro, contou como foi participar na aventura. “Nunca tive o hábito de pedalar. No primeiro passeio fui sem treino, na coragem. Mas foi tranquilo, principalmente por causa da turma de Novo Acordo, que é muito animada. Todo mundo se incentiva e isso faz toda a diferença”.

Encerramento com festa

Além do jantar e da música ao vivo, o evento foi finalizado com sorteio de brindes entre os participantes, o mais aguardado: uma bicicleta novinha, que arrancou sorrisos e aplausos de quem participou dessa jornada que uniu esporte, saúde, alegria e comunidade.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas fortalece formação profissional e consolida a Escola de Saúde Pública de Palmas como eixo estratégico da rede em 2025

Antiga Fesp foi incorporada à Semus, ampliando integração entre gestão, ensino e...

Palmas encerra programação natalina em clima de confraternização em Taquaruçu Grande

Programação conta com mais uma apresentação da peça teatral ‘Um Conto de...