Tocantins - 29/03/2024 - 01:56

Folha do Jalapão

Equipe da Saúde de Aparecida do Rio Negro inicia campanha de vacinação contra a gripe influenza

Postado em 24/03/2020

A campanha nacional de vacinação contra a Gripe Influenza começa nesta terça-feira, 24 em Aparecida do Rio Negro. Na primeira fase da campanha, que durará até o próximo dia 16, serão contemplados idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde.

A vacina não protege contra o Coronavírus (Covid-19), mas a pandemia alterou o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde. A pasta antecipou o início da campanha de Abril para Março e inverteu os grupos prioritários. Até o ano passado, a vacinação começava pelas crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas e puérperas.

A secretária Municipal de Saúde, Sebastiana Luzia, definiu critérios e o sistema que será utilizado pela equipe para evitar aglomerações. “Os idosos de 60 a 75 anos saudáveis devem procurar o galpão da UBS, já que as vacinas podem ser feitas em ambiente aberto, pausadamente, sem aglomeração, com as pessoas distantes pelo menos 1 metro um do outro”, informou.

“Os demais, acima de 75 anos, que já tem algum agravo na saúde e não podem sair de casa, serão visitados pela técnica em enfermagem e agente de saúde responsável pela respectiva microárea, em domicílio. Assim que a zona urbana for concluída, será iniciada a zona rural”, explicou a secretária. A vacinação contra o sarampo e as imunizações de rotina estão suspensas durante o período da campanha.  

Compartilhe no:

Relacionados