6ª Conferência de Assistência Social é realizada em Mateiros


A programação, que está em sua 6ª edição, teve como tema: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.

O último dia 6 de agosto foi de muito debate em Mateiros, durante a realização da 6ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento ocorreu em parceria na Escola Municipal Professora Ernestina Vieira Soares, em parceria com secretarias municipais e teve como tema Direito do Povo e dever do estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e a garantir proteção social.


Pela manhã, os participantes foram recebidos com um café da manhã seguido pela abertura oficial do evento, que contou com a apresentação de dança das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com a música Passarinho do Jalapão e a participação da Banda GDAS.
Durante a abertura, o prefeito de Mateiros, Pastor João Martins, enfatizou que o evento simboliza a melhoria nos atendimentos aos usuários dos programas sociais. “Estou muito satisfeito pelo sucesso desta conferência. Agradeço a toda a equipe da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social, bem como todas as secretarias que são parceiras. Isso é fazer gestão de maneira unida e compartilhada”, disse.


A secretária Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social, Mariene Tavares, avaliou o evento de forma positiva e destacou que o evento foi realizado com esforço de toda a equipe. “Estou grata a Deus pelo sucesso que foi a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social. Mesmo em meio à pandemia aos usuários participaram, as secretarias parceiras, principalmente a Secretaria de Saúde, Educação, Esporte e Lazer, além das demais. Agradeço também ao prefeito por ter dado todo o apoio para a realização, à assistente social da Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social (Setas), Régina, que ministra a nossa palestra magna”, pontuou.

Programação


Na ocasião foi realizada a leitura e aprovação do regimento interno, além da palestra magna (on-line) com a assistente social técnica da gestão estadual do Programa Bolsa Família, Régina Mercês Aires Rodrigues Dias.
Após o almoço que foi servido no local, os grupos de trabalhos foram divididos por eixo, com momentos de debate que contaram com participação dos usuários, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), seguido da apresentação das propostas e votação.

Participação


A Conferência contou também com a participação da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Izabel Ribeiro Net, presidente da Câmara Municipal Ademolso Ribeiro de Ramos, secretário Municipal de Administração, Avanir dos Santos, secretário Municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes, que no ato representou todos os secretários, Secretária Executiva Márcia Dias, que representou a Secretaria Municipal de Educação, Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Genival Ribeiro, Diretora da Unidade Básica de Saúde, Ceilane Menezes, representante da sociedade civil no CMAS, Maria Neuza Vieira Machado, representante da sociedade governamental no CMAS, Noelia Mantezuma, e representantes dos usuários do SUAS, Adão Rocha Braga e Rosilania Liborio da Silva Sousa.


Foram eleitos para delegados: Adão Rocha Braga e Márcia Dias e os suplentes Marco Antônio e Cleide Castro. O evento foi realizado com a orientação do Instituto Tocantinense de Assessoria, Consultoria e Capacitação (ITAC).

Compartilhe no:



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *