Tocantins enfrenta nova onda de calor nos próximos dias, alerta Inmet

por Wenina — 23/10/2023 às 07:41 — em Estado

É considerado Onda de Calor quando as médias de temperaturas excedem pelo menos 5 °C. População devem ficar atentos à saúde e ao consumo de energia, para evitar sobrecarga elétrica.

Nos próximos dias, os tocantinenses devem sentir uma elevação na temperatura que poderá chegar às máximas de 42°C a 44°C em algumas regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia – INMET emitiu um alerta de perigo para a nova onda de calor, que deve elevar a temperatura média em até 5°C.  

“A nova onda de calor está em atuação em grande parte do Brasil. No Tocantins, as altas temperaturas podem ser sentidas, principalmente, na região Sul”, explica a consultora da Energisa e meteorologista do Grupo Storm, Ana Paula Paes. 

Com o calor aumentando, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, como a hidratação e a proteção solar. Mas, outro fator que deverá ser levado em consideração é o consumo de energia elétrica no período. “Quanto maior a temperatura no ambiente externo, maior será o consumo de energia dos equipamentos elétricos utilizados para refrigerar. Por exemplo, se estiver fazendo 38 °C do lado de fora, o ar-condicionado da residência precisará trabalhar muito mais para alcançar a temperatura de 23 °C”, explica o engenheiro eletricista e analista de eficiência energética da Energisa, Domingos Junior.

E, quanto maior o consumo de energia, maior será também a sobrecarga na rede elétrica. Para o gerente de operações da Energisa, Alberto Cunha, a concessionária tem um plano de atuação para essas situações, mas é importante relembrar os cuidados como o uso consciente da eletricidade. “Esse plano visa estudar e acompanhar os efeitos do clima, especialmente o fenômeno El Niño, em nossa região, pois os períodos prolongados de calor extremo afetam a rede elétrica, que opera com alta demanda de consumo”, explica o gerente. 

A sobrecarga de energia pode acontecer por vários motivos, sendo o aumento de consumo um deles. Para evitar que isso aconteça, é importante que os clientes mantenham a fiação interna em dias. “Caso a rede interna do imóvel tenha mais de cinco anos, e nesse período você tenha adquirido mais eletrodomésticos aumentando o consumo da sua casa, é recomendado fazer uma revisão com eletricista residencial e informar à Energisa o aumento de carga, para que seja considerado quando houver manutenções e melhorias na sua região. Assim você evita oscilação de energia no imóvel ou disparo do disjuntor”, orienta Cunha.

Empresas e indústrias também precisam atualizar a carga quando houver aumento ou diminuição, apresentando um novo projeto elétrico à concessionária. 

Fonte: T1-Notícias

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

AGROTINS 2026: Cayres destaca força do setor produtivo e reafirma parceria com o agro

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), deputado Amélio...

Aleto nomeia mais cinco aprovados em concurso e reforça quadro de servidores

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) nomeou cinco novos candidatos aprovados no...