CÂMARA DE APARECIDA: Emoção e homenagens marcam entrega de títulos em Sessão Solene

por Wenina — 14/12/2023 às 12:24 — em Cidades, Destaques

Os vereadores homenagearam 19 pessoas que contribuíram em diversas áreas para o desenvolvimento do Município. A iniciativa do presidente Mizael Ribeiro promoveu a entrega de títulos de Cidadão Aparecidense e de Honra ao Mérito

Homenagear é reconhecer, é demonstrar afeto, gratidão e carinho por alguém que muito fez. Foi com este intuito que a Câmara Municipal de Aparecida do Rio Negro realizou uma Sessão Solene de entrega de Títulos de Cidadão Aparecidense e de Honra ao Mérito a personalidades que marcaram a história do Município. A sessão, promovida pelo Legislativo Municipal, por meio do presidente Mizael Ribeiro, teve a intenção de prestar reconhecimento a figuras ilustres, que agora são de fato, cidadãos aparecidenses.

O Plenário da Câmara Municipal foi o palco da merecida homenagem aos personagens na noite desta quarta-feira, 13, em que se reuniram os parlamentares, além dos homenageados e seus familiares. A cerimônia foi um momento de emoção e alegria para a comunidade, que por meio dos vereadores, reconheceu o valor de cada uma das pessoas que, a seu modo, se colocaram e continuam à disposição da sociedade aparecidense.

Os 19 títulos foram aprovados em decretos legislativos pelos parlamentares na sessão anterior, e entregues de forma concreta e com muita gratidão aos homenageados. A sessão, que foi aberta pelo presidente Mizael Ribeiro, teve a presença dos vereadores Yara Rocha, Rejane Barros (Ratinho), Ernane Araújo, Neto Tavares, Matheus Santana, Yara Rocha, Evandro Barbosa, Diego do Lió e Pastor Amilson. A mesa de honra também contou com a presença do prefeito Suzano Marques.


Homenagens


Ao se dirigir aos presentes, o presidente Mizael Ribeiro não conteve a emoção. O parlamentar realizou a entrega dos títulos à primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-dama de Aparecida, Valdivina Costa, e ao servidor público Samuel Vaz, que vem contribuindo com o município na área da saúde.


“Se os homenageados estão felizes, imaginem eu! Todos nós vereadores buscamos dar essa homenagem, e a emoção é muito grande. Agradeço a dona Valdivina e Samuel e quero falar dessa alegria, em deixar a presidência desta Casa de cabeça erguida. Quero agradecer a cada um de coração que recebeu esta homenagem”, ressaltou o presidente.


Dona Valdivina expressou sua emoção e gratidão em já se sentir aparecidense desde o primeiro dia em que escolheu a localidade para viver e construir uma cidade ao lado do ex-prefeito José Eurico Costa (in memorian).

“É bom saber que alguém reconhece o seu trabalho, aqui estão pessoas que fizeram alguma coisa por Aparecida e nunca isso vai ser esquecido. Essa cidade eu vi nascer. Eu não digo que sou de Aparecida, mas Aparecida é minha. Essa foi uma noite maravilhosa e inesquecível!”, disse a pioneira.

O sentimento de pertencimento foi algo concreto para o servidor Samuel Vaz. “Não tem ninguém que se sente mais honrado que eu ao receber essa homenagem. Vim para cá por escolha, me sinto feliz e não penso em sair daqui. Estar aqui sendo homenageado junto com essas pessoas fundadoras do município é muito gratificante e me sino muito feliz!”, relatou.


Duas figuras ilustres e representativas de Aparecida foram homenageadas pelo vereador Ernane Araújo. O parlamentar entregou o título ao pioneiro mais idoso do município, que viu Aparecida nascer, crescer e se desenvolver ao longo de seus 101 anos: seu Francisco Lino Marques, patriarca de uma família de referência, e pai do prefeito Suzano Lino Marques, que o representou no ato da entrega. A homenagem também foi entregue por ele à ex-vereadora, pioneira, matriarca e autoria do Hino Municipal, professora Maria Madalena Carvalho.

“Seu Chiquinho é um cidadão honesto e tem todos os seus filhos bem sucedidos, e a dona Madalena da mesma forma. Aqui eu quero parabenizar todos os colegas vereadores, pois cada um que está aqui hoje recebendo esta honraria foi bem escolhido e são merecedores!”, comentou o parlamentar.


A gratidão pela oportunidade de receber a homenagem da Câmara foi expressada pela professora aposentada. “Obrigada por nos trazer essa honradez muito merecida. Agradeço a Deus por essa oportunidade, são 60 anos que moro aqui, é uma vida toda, e ainda estou lúcida, conversando e brincando, e tenho a oportunidade de ter muitos amigos em Aparecida”, ressalta dona Madalena.

O prefeito Suzano Marques, que no ato representou o senhor Chiquinho, disse que a honraria foi de grande significância para o pai. O gestor elogiou a iniciativa da Câmara Municipal e ao pontuar a relevância de cada um dos 19 homenageados, se referiu a muitos outros aparecidenses, que durante suas vidas, se dedicaram ao desenvolvimento da cidade.


“É muito bom valorizar as pessoas que contribuíram com a nossa cidade. Gostaria muito que meu pai estivesse aqui no alto dos seus 101 anos, mas infelizmente não pôde vir por problemas de saúde. Para um retirante do Piauí sem saber nem pra onde ia, eu dei a sorte de ser o primeiro filho a nascer em Aparecida. Estou muito feliz por representar o meu pai, quero trazê-lo em breve porque sei do orgulho que ele está sentindo hoje sendo homenageado. Sóbrio, ativo, como lembranças boas, ele é nosso professor, instrutor, para ele isso é um sonho. Muitas pessoas não tiveram a oportunidade que tivemos hoje. Então, parabéns pela iniciativa, nos colocamos à disposição para trabalhar cada vez mais por Aparecida do Rio Negro!”, agradeceu.

Os pioneiros Agenor Barbosa Sales e Domingos Barbosa foram os homenageados do vereador Evandro Barbosa. Pai e tio do parlamentar, respectivamente, os pioneiros marcaram a vida dos moradores aparecidenses por chegarem a um local onde nada existia e construírem famílias sólidas e embasadas na moral e honestidade.


O vereador falou da alegria em realizar as entregas. “É para nós hoje um momento de gratidão, estão aqui pessoas que fizeram parte da nossa história, e como vereador, me sinto honrado em transmitir essa homenagem”, disse o parlamentar.


Seu Agenor recebeu a honraria aos seus 76 anos de idade, pelas contribuições dadas à cidade desde que passou a habitar o então Meira Matos, ainda em 1971.


A honraria do senhor Domingos Barbosa, 99 anos, foi entregue à sua filha, Adélia Marize, já que o homenageado não pôde comparecer por problemas de saúde.

Vereadora por quatro mandatos, ex-vice-prefeita, mãe de 16 filhos, sendo oito adotivos, mulher de garra, força e determinação, a senhora Vitória Campos, é mãe do vereador Rejane Barros, e foi a homenageada dele. Além da pioneira, que recebeu o Título de Honra ao Mérito, ele também homenageou o diácono e professor Paulo Percílio Pinto.


“Parabenizo o presidente Mizael pela oportunidade de darmos esses títulos e a todos que foram homenageados. Fico muito grato a cada um que veio, esse foi um momento de grande emoção para todos nós”, expressou o vereador.

O sentimento em estar de volta à Casa de Leis recebendo um reconhecimento foi motivo de gratidão para Vitória Campos. “Esse é um momento que ficará em nossa memória, eu jamais poderia me calar ao receber esse título. Parabenizo todos os vereadores e os que estão aqui, agradeço meu filho e quero dizer que estou à disposição de vocês, no que puder estarei ajudando a cada um”, disse.


Portuense por naturalidade e aparecidense de coração, o professor Paulinho já faz parte da essência da história de Aparecida. Ex-vereador, ele se emocionou ao relatar a alegria em receber de fato o título de cidadão. “Falar deste título é muito importante, e o mais importante ainda é lembrar que foram os senhores que me acolheram aqui. Obrigado por isto! Tudo o que fizemos foi para Deus e o retorno que eu espero é somente Dele”, afirmou.

O vereador Neto Tavares entregou o título a dois professores: o ex-secretário municipal de Educação Alexandre Oliveira e o professor aposentado, José Ribamar Ferreira. Ambos de outros estados, continuam sendo referência de dedicação e compromisso com a sociedade aparecidense.


“Todos aqui são merecedores destes títulos, isso é reconhecer o trabalho das pessoas em nossa cidade. Como filho desta terra tenho orgulho em morar nessa cidade, amo de coração!”, disse Neto Tavares ao usar a tribuna.


Com uma vasta experiência educacional, Alexandre Oliveira, natural do estado do Ceará, iniciou sua fala fazendo uma declaração de amor ao município: com o refrão do Hino Municipal.


“Eu tenho orgulho e sempre tive em saber que nossa autora do Hino, dona Madalena está aqui conosco. Agradeço à Câmara e externo meu agradecimento ao vereador Neto Tavares pela indicação, me sinto extremamente feliz, pois foi nessa cidade que deixei de ser o Alexandre, para ser o professor Alexandre. Ao chegar em Aparecida vivi anos de lutas, dificuldades, mas encontrei pessoas que ocuparam o espaço dos que estavam no Ceará. Aprendi que temos que agradecer quem nos reconhece, e hoje não poderia deixar de citar tantas pessoas que me acolheram quando eu não conhecia ninguém”, relatou o professor.


Já o jeito simples e cativante de seu José Ribamar, que veio do Piauí, conquistou o povo aparecidense. Suas dificuldades nunca o impediram de ajudar o próximo e a construir amizades na cidade que escolheu para viver ao lado de seus familiares.


O parlamentar Diego do Lió homenageou figuras que também vieram de longe para prestar importantes serviços aos aparecidenses. Carlos Eduardo Pereira (Bruno Ceará), e o médico Dr. Leonardo Machado. Ao fazer sua fala, Diego pontuou que fez escolhas embasadas no trabalho e dedicação dos profissionais.

“Hoje é um dia de gratidão a Deus, me sinto honrado em participar desta sessão porque são essas pessoas que nos trouxeram a educação, serviço social, saúde. É o progresso da nossa cidade!”, pontuou Diego.


Ao receber a honraria, Dr. Leonardo, que é natural de Minas Gerais, disse que desde que chegou ao Município não teve dúvidas: a maior riqueza da cidade é o seu povo. “Me sinto lisonjeado, carrego Aparecida no meu coração, isso virou uma referência para mim. No coração já me sinto aparecidense há muito tempo e hoje mais do que nunca. Uma cidade que se destaca no Estado, mas a maior riqueza de Aparecida é o povo daqui. Como filho da terra agora, podem continuar contando comigo!”, disse o médico.


A alegria em pertencer de fato ao Município foi demonstrada por Bruno Ceará. “Vocês não sabem a alegria e a honra em estar recebendo essa homenagem. Agradeço do fundo do coração por essa honraria, agora me sinto um cidadão aparecidense e estou à disposição de cada um de vocês!”.


Um morador ilustre e tradicional de Aparecida, seu Albertino Barros, foi o homenageado do vereador Matheus Santana. Assim como ele, recebeu o Título de Honra ao Mérito o secretário estadual de cidadania e Justiça, Deusiano Amorim.


Matheus, que é neto do senhor Albertino, falou da emoção em realizar as entregas. “Parabenizo todos os homenageados que estão aqui, porque prestaram um serviço de excelência à nossa comunidade”, disse o parlamentar.


Seu Albertino, aos 91 anos, é um homem de coração bondoso, que tem na honestidade e na moral os seus pilares. Um guerreiro, pai de família, dono de um coração alegre, que chegou ainda na primeira metade do século passado à região e, com muita coragem e determinação, ajudou a escrever a história da cidade, sendo um de seus primeiros moradores.


O secretário Deusiano, ao usar a tribuna, ressaltou que mesmo tendo percorrido o Estado recebendo diversas homenagens pelos seus serviços prestados como delegado de polícia, esta foi a mais importante para ele.

“Agradeço por essa grande homenagem que a Câmara está me proporcionando neste dia, especialmente ao amigo Matheus, por esse ato. Me sinto honrado, por que de várias homenagens que já recebi em outras cidades, essa honraria de hoje é a que recebo de maior importância em minha vida. Aqui é minha cidade, eu sou daqui! Estarei sempre à disposição e foi isso que sempre fiz na minha vida, desde criança e sempre tenho levado o nome da nossa cidade por todos os lados. Parabéns a todos os homenageados, meus amigos, são pessoas que merecem esse reconhecimento”, ressaltou Deusiano.


Como representante feminina da Câmara, a vereadora Yara Rocha homenageou duas mulheres, que também atuaram na educação: a ex-primeira-dama e ex-secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Gorosthides, e, a diretora da Escola Municipal Luza Machado de Miranda, Cleide Lino.


Yara ressaltou que a força feminina foi e tem sido essencial para o desenvolvimento humano de Aparecida. “Nós aparecidenses temos mulheres protagonistas, que prestam um trabalho à população, e além disso, todos aqui são dignos. Nos sentimos honrados em ter pessoas como vocês, que fazem um serviço ao povo aparecidense”, comentou a parlamentar.


Ana Cláudia, que é servidora estadual efetiva na área educacional, disse que já se sentia aparecidense de coração. “Para mim é uma satisfação muito grande estar aqui hoje, confesso que fiquei extremamente emocionada, eu já me sentia uma aparecidense de coração e agora posso dizer que sou uma aparecidense de verdade. Só tenho a agradecer a todo o carinho, e se hoje estou recebendo essa homenagem, é graças aos moradores daqui, e assim, dedico essa homenagem a toda a população”, frisou.


A educadora Cleide Lino, que é irmã do prefeito Suzano Marques, já tem uma trajetória de lutas e conquistas na área educacional e agradeceu o reconhecimento. “Fiquei muito surpresa, na nossa profissão a gente não espera reconhecimentos. Eu sou muito feliz e agradeço por essa homenagem”, comentou.

O vereador Pastor Amilson homenageou um dos empresários mais tradicionais de Aparecida, o senhor Franscisco Viana. Além dele, o parlamentar também entregou o título ao pastor Rennã Vidal, que é presidente da Assembleia de Deus Ciadseta.


Pastor Amilson falou da importância da emissão dos títulos. “Todos vocês são merecedores desses títulos por serem aparecidenses por orgulho”, relatou o parlamentar.


O pastor Rennã finalizou os pronunciamentos dos homenageados e disse se sentir lisonjeado, em ser morador por dois anos e seis meses da cidade e já receber a homenagem. “Nossa palavra é de gratidão e agradecimento louvando a Deus pela vida de todos os homenageados. Temos que fazer valer esse título e quero parabenizar a todos. São biografias dignas do nosso respeito. Termino louvando a Deus pela vida dessas pessoas que têm uma brilhante história”, concluiu.


Galeria de Presidentes


A Câmara Municipal, por meio do presidente Mizael Ribeiro, ainda entregou à comunidade mais um importante reconhecimento: a Galeria dos presidentes, uma forma de demonstrar a importância do trabalho realizado pelos presidentes da Casa de Leis.


No total, o Município já teve 25 presidentes legislativos, e cada um ao seu modo, deixou sua contribuição, de 1989 a 2023. A galeria representa a história da política aparecidense, já que conta com registros de pessoas pertencentes às famílias mais tradicionais do município.


O presidente Mizael Ribeiro ainda concedeu o título à senhora Carmelita Tavares, que foi primeira-dama quando casada com o ex-prefeito Sebastião Pinheiro, e secretária Municipal de saúde por duas vezes, além de vice-prefeita na gestão de 2001-2004. A homenageada não pôde comparecer e vai receber a honraria posteriormente.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

RIO SONO: Programa EducaRioS é lançado pela Gestão Municipal

Programa pretende alavancar a Educação Municipal por meio de iniciativas concretas, que...

Câmara de Aparecida realiza sessão ordinária com apresentação de requerimentos e debates sobre infraestrutura

Presença integral dos parlamentares marcou a sessão, que abordou recuperação de estradas,...