SANTA TEREZA: Prefeitura atende solicitação do Naturatins e realiza adequações no lixão municipal

por Wenina — 15/12/2023 às 08:40 — em Cidades, Destaques

Os serviços consistem na abertura de valas para a melhor manejo dos resíduos na área do lixão. A iniciativa atende a uma recomendação do Naturatins e é inédita em Santa Tereza

Buscando solucionar uma demanda antiga relacionada à correta adequação do descarte de resíduos sólidos, a Prefeitura de Santa Tereza do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está realizando melhorias no lixão municipal, que fica localizado na saída para Ponte Alta do Tocantins, às margens da Rodovia TO-130. Os serviços estão ocorrendo pela primeira vez, sendo uma iniciativa da atual gestão do prefeito Antônio Campos.

As adequações no espaço consistem na abertura de valas para enterrar o lixo exposto a céu aberto, com o objetivo de tornar o lixão um Aterro Controlado. As aberturas ainda estão sendo executadas e à medida em que as valas são abertas os resíduos estão sendo remanejados.

O Município está atendendo uma solicitação do Naturatins, buscando sanar uma antiga demanda que é um problema de toda a região. A expectativa gira em torno da implantação de um aterro sanitário coletivo, que é um proposta do Consórcio dos Municípios da Região do Jalapão (Comurja), entidade que está lutando pelos recursos para a construção.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Merenciana Coelho, disse que a Prefeitura está trabalhando para que o local se torne um aterro controlado.  “Temos a previsão de instalar uma guarita, para que possamos estar conscientizando a população sobre como fazer melhor o descarte do lixo para não está danificado a natureza. Assim, o município se torna mais eficaz no controle da destinação resíduos sólidos, e consequentemente minimiza os impactos ambientais e visuais associados ao acúmulo do lixo local”, explicou.

Merenciana disse ainda que a equipe da Secretaria visitou comerciantes locais, principalmente que atuam com a venda de carnes, para que não sejam descartados restos de animais na entrada do lixão, já que antes das adequações, o lixo estava chegando nas proximidades da rodovia.

A engenheira Ambiental Marina Carvalho Pires Ribeiro, responsável pela empresa VRP Ambiental, que realiza consultoria à Pefeitura, disse que atualmente o município está passando por um processo de regularização quanto à disposição final de seus resíduos.

“Para regularizar a situação a primeira fase feita foi uma análise minuciosa da área para apontar os locais que possuíam resíduos enterrados, isso serviu para mapear as áreas que ainda poderiam ser utilizadas. Após isso, com apoio de maquinário, foi realizada a abertura de valas para o enterro dos resíduos que estavam expostos a céu aberto na área do lixão. Após essa etapa, será feita a abertura de uma vala maior para que possa estar sendo realizada a disposição dos novos resíduos gerados pela população de Santa Tereza, evitando que o o lixo fique exposto novamente”, explicou Marina.

A gestão Municipal ainda está empenhada em buscar outras alternativas para um descarte adequado dos resíduos sólidos e atender as legislações ambientais vigentes, propiciando assim uma adequada qualidade de vida à comunidade local.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

RIO SONO: Programa EducaRioS é lançado pela Gestão Municipal

Programa pretende alavancar a Educação Municipal por meio de iniciativas concretas, que...

Câmara de Aparecida realiza sessão ordinária com apresentação de requerimentos e debates sobre infraestrutura

Presença integral dos parlamentares marcou a sessão, que abordou recuperação de estradas,...