Conselheiros tutelares eleitos em Mateiros passam por capacitação

por Wenina — 08/01/2024 às 10:27 — em Cidades, Destaques

O curso foi ofertado com o objetivo de capacitar os novos membros para a atuação nos próximos quatro anos. Os conselheiros foram eleitos pela população em outubro de 2023

Com previsão de tomarem posse na próxima quarta-feira, 10, os conselheiros tutelares que foram eleitos no município de Mateiros participaram de uma capacitação na semana passada. O curso ocorreu entre os dias 2 e 6 de janeiro, abrangendo as temáticas necessárias para a atuação dos novos integrantes do órgão.

O curso teve a participação dos conselheiros Luis Gonçalves, Soleni Moreira, Joniza Carvalho, Romário Ribeiro e Gesilene Pereira, além das suplentes Paloma Oliveira e Bárbara Martins.

A secretária municipal de Assistência Social, Mariene Tavares, ressaltou que deseja que cada um dos membros compreenda qual seu verdadeiro papel diante de uma sociedade que tanto precisa.

“Agradeço a professora Erika Reis, por ter aceitado o desafio de juntas proporcionarmos momentos de conhecimento para os novos conselheiros. Este ano vamos trabalhar ardentemente juntos para fortalecermos a rede de proteção às crianças e adolescentes de nosso município. Agradeço à presidente atuante do Conselho, Sheillane Lisboa, que cuidou de tudo, ao secretário de Administração Genival Ribeiro e ao prefeito Pastor João, que não mediram esforços para destinar o recurso para essa capacitação. Aos conselheiros que aproveitaram o momento, buscando conhecimento. Gratidão a Deus que sempre nos abençoou!”, disse a secretária.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Sheillane Lisboa, a formação foi de grande importância para o colegiado do Conselho Tutelar, pelo fato dos conselheiros eleitos serem novatos. 

“Através dessa capacitação os membros podem entender e compreender as atribuições, direitos e deveres dos conselheiros e do Conselho. Os participantes ficaram bastante agradecidos pelo fato de agora eles estarem preparados para oferecer o que há de melhor no que diz respeito ao desempenho profissional, e desta maneira, desempenhar suas funções nas demandas do município”, ressaltou a presidente.

Durante o curso, a professora Érika Reis, que atua como conselheira tutelar há oito anos em Goiânia e é especialista na área, abordou como tema principal a atuação eficaz e humanizada do Conselho Tutelar.

“Destacamos desde o contexto histórico dos direitos dos direitos da Criança e do Adolescente, a trajetória para que se chegasse ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca). Falamos também sobre a convivência familiar e comunitária, as atribuições dos conselheiros e do CMDCA, articulação da rede, medidas socioeducativas, a fragilidade psicológica das crianças e adolescentes. Fizemos estudos de casos, articulações de campanhas de conscientização, tivemos a participação do presidente do CMDCA de Goiânia, além de uma palestra. Foi uma formação completa e muito rica em que demos a oportunidade de os conselheiros conversarem”, pontuou Érika.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros abre festa dos 35 anos com ato marcado por fé, reconhecimento e avanços

Abertura das comemorações dos 35 anos reuniu autoridades políticas, lideranças religiosas e...

Lei que cria Escola de Governo de Palmas é sancionada

Norma assinada por Eduardo Siqueira Campos institui a EGP para qualificar servidores...