APARECIDA: Rede de Proteção da Criança e Adolescente tem formação com promotor de Justiça

por Wenina — 09/01/2024 às 12:11 — em Cidades, Destaques

A palestra foi voltada ao trabalho da rede de proteção da Criança e Adolescente, ressaltando a atuação do Conselho Tutelar e demais entidades envolvidas no processo de garantia dos direitos. A formação foi ministrada pelo promotor de Justiça Sidney Friori

Esta terça-feira, 9, foi marcada por uma manhã de capacitação voltada à Rede de Proteção da Criança e Adolescente em Aparecida do Rio Negro. O evento ocorreu na Câmara Municipal, sendo promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Voltado para conselheiros tutelares, entidades, escolas, secretários, além de representantes da Saúde, Assistência Social, e CMDCA, o objetivo do encontro foi desenvolver o trabalho em equipe através da rede de promoção aos direitos da criança e adolescente.

A secretária Municipal de Assistência Social, Luísa Marques, ao usar a palavra pontuou as principais ações da Gestão Municipal em fortalecer a garantia dos direitos para as crianças e adolescentes, a exemplo do I Fórum Selo Unicef, Semana do Bebê e estabelecimento do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. “Estamos comprometidos em criar um ambiente saudável e acolhedor para nossas crianças e adolescentes. Juntos, estamos construindo um futuro melhor para Aparecida do Rio Negro. Conto com cada um de vocês nessa jornada”, afirmou Luisinha.

A abertura ainda contou com a introdução, realizada pela representante da Project Treinamento, Empresa de capacitação em gestão pública, Sara Caroline Leite, além de uma oração conduzida pelo pastor Adauton Silva.

Palestra


O palestrante do evento foi o promotor de Justiça Sidney Friori, que destacou a importância do Conselho Tutelar como um órgão fundamental na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, explicando sua estrutura organizacional, atribuições e o papel essencial que desempenha na sociedade.

“Esse tipo de reunião é muito importante, porque o Conselho Tutelar recebe muitas vezes uma série de capacitações que não alcançam a rede, então não conseguem falar a mesma língua. Quando a capacitação é voltada para todos os componentes, os municípios costumam ter mais êxito na aplicação do Estatuto da Criança, das medidas de proteção, e no fim das contas, quem sai ganhando com isso é o público infanto-juvenil, principalmente os mais vulneráveis, que costumam sofrer as maiores violações de direitos”, frisou o promotor.

Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as responsabilidades do Conselho Tutelar, fortalecendo assim a conscientização sobre a proteção da infância e adolescência.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros abre festa dos 35 anos com ato marcado por fé, reconhecimento e avanços

Abertura das comemorações dos 35 anos reuniu autoridades políticas, lideranças religiosas e...

Lei que cria Escola de Governo de Palmas é sancionada

Norma assinada por Eduardo Siqueira Campos institui a EGP para qualificar servidores...