RIO SONO: Visitas domiciliares da equipe multiprofissional garantem a oferta de atendimentos em Saúde

por Wenina — 18/01/2024 às 11:22 — em Cidades, Destaques

A cada quinta-feira os profissionais de Saúde de Rio Sono realizam visitas a pacientes acamados, idosos e pessoas com doenças crônicas que precisam de acompanhamento. A ação é um alívio para quem não têm condições de se deslocar até à UBS

Manter a oferta de saúde com qualidade e de forma humanizada é o objetivo da Saúde Municipal de Rio Sono ao realizar as visitas domiciliares semanalmente aos pacientes. A assistência domiciliar é importante para que a equipe de Saúde conheça os hábitos e a rotina da família, para orientar com eficácia o paciente ou o cuidador quanto às medidas corretas em relação ao tratamento de diversas doenças, afim de minimizar seus agravos, quando não tratada adequadamente.

Com um roteiro itinerante e dinâmico, as visitas semanais ocorrem uma vez por semana, às quintas-feiras. Duas equipes realizam o trabalho, que ocorre através da busca ativa dos agentes de saúde, conforme a demanda dos pacientes, principalmente com mobilidade reduzida, acamados e que têm dificuldades de se locomover, além de idosos.

A cada visita os profissionais são recebidos com alegria e o sorriso no rosto de quem sabe que terá um atendimento humanizado e que tem se tornado referência na região. Eles recebem além de orientação, renovação de receitas, cuidados e novos diagnósticos. A iniciativa é comemorada pela secretária Municipal de Saúde, Tálita Martins, que destaca o bom desempenho dos profissionais.

“A visita domiciliar permite conhecer as condições de vida e habitação das famílias, as relações que estabelecem o ambiente doméstico e as condições de adoecimento. É uma atuação terapêutica a pacientes acamados, mas também, a maneira pela qual a equipe realiza a busca ativa àqueles que faltam nos atendimentos ou que não conseguem se deslocar até a Unidade de Saúde. Isso é muito importante, a nossa população fica contente ao receber a equipe em casa, a gente percebe a alegria no rosto das pessoas, pois muitos não conseguem ir até à Unidade e a nossa equipe está sempre à disposição para fazer esse trabalho”, comentou a gestora da saúde.

O coordenador de Atenção Básica, Lucas Noleto, frisou que a intenção das visitas é facilitar o acesso à saúde através do médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicóloga, dentista. “O agente leva até a unidade de saúde a demanda do paciente que precisa de acompanhamento, de qual profissional ele precisa, e realizamos o cronograma mensal, inclusive nos povoados, pois na zona rural têm pessoas que não tem esse acesso”, disse.

Ele acrescenta ainda que a Saúde Municipal tem ampliado cada vez mais esse atendimento, para que as pessoas tenham de fato uma saúde de qualidade.

“É muito importante esse olhar que a Gestão tem em relação à saúde, o acesso fácil para a população, pois muitas famílias são vulneráveis, não têm transporte ou moram longe da UBS, e essa ligação dos profissionais com os pacientes é muito importante para detectar e prevenir doenças, receitar a medicação, levar as vacinas que são o maior meio de prevenção, temos o acompanhamento através da vacinação de pessoas com doenças crônicas e autoimunes, inclusive tivemos o fornecimento de 80 doses específicas neste sentido, então isso é primordial, trabalhar a prevenção, que evita o tratamento”, completou Lucas.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros abre festa dos 35 anos com ato marcado por fé, reconhecimento e avanços

Abertura das comemorações dos 35 anos reuniu autoridades políticas, lideranças religiosas e...

Lei que cria Escola de Governo de Palmas é sancionada

Norma assinada por Eduardo Siqueira Campos institui a EGP para qualificar servidores...