Saúde de Aparecida realiza visitas domiciliares com foco na prevenção

por Wenina — 23/01/2024 às 15:23 — em Cidades, Destaques

Aspectos como a humanização, acessibilidade e proximidade da saúde com os pacientes são levados em conta na iniciativa de realizar visitas aos acamados e idosos, principais beneficiados com a ação que ocorre semanalmente

Nas zonas urbana e rural de Aparecida do Rio Negro, uma iniciativa fundamental para garantir saúde à comunidade tem ganhado destaque: as visitas domiciliares realizadas semanalmente pela equipe multiprofissional de saúde. Composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), essa equipe se dedica a levar os atendimentos diretamente para o lar dos pacientes.

As visitas domiciliares têm como principal objetivo o acompanhamento de pacientes especiais, como idosos, acamados e aqueles com dificuldades de locomoção. Essa abordagem personalizada visa garantir que todos tenham acesso aos cuidados necessários e ocorrem através da intermediação dos agentes comunitários de saúde.

Neste início de ano, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou seu compromisso com a qualidade dos serviços oferecidos. Os Agentes de Saúde foram contemplados com a entrega de materiais essenciais para o ano de 2024. Essa medida visa garantir que a equipe esteja bem equipada para oferecer um atendimento eficiente e de qualidade à comunidade, como destaca a secretária da Pasta, Sebastiana Luzia.

“A gente segue rigorosamente o regimento demandado pelo Ministério da Saúde, em que precisamos trabalhar com a prevenção. No caso das visitas as equipes fazem com o olhar focado em orientações, informações e prevenção à saúde das famílias. Normalmente também vão à casa dos acamados, que não conseguem ir até à Saúde, de acordo com a necessidade por meio do agente de Saúde, que é a porta de entrada da equipe”, reforça.

Para o prefeito Suzano Marques, esse tipo de atendimento é essencial e representa o cuidado da atual gestão com a saúde, uma prioridade sempre pontuada por ele.

“Além de mantermos os médicos 24 horas, as visitas domiciliares tem uma importância grande também, porque com isso os profissionais vêem de perto a realidade do usuário do nosso sistema de saúde e facilitar a vida que tem precisa desses atendimentos. Quem sai ganhando com isso é a população como um todo. A gente quer parabenizar a equipe que faz esse trabalho, que vem realmente aprimorar ainda mais a nossa forma de atendimento e leva a questão preventiva. Isso é mais um ponto positivo da nossa gestão, principalmente no nosso objetivo de cuidar cada dia mais da área da saúde”, disse o gestor.

Cronograma


Na zona urbana, as visitas domiciliares são conduzidas pela equipe integrada liderada pela médica do Programa Médicos pelo Brasil, a Dra. Layra Wanéssa, todas as terças-feiras. Esse comprometimento semanal assegura que a comunidade urbana receba uma atenção especializada e regular, como explica a médica.

“Na visita domiciliar temos o contato direto com a realidade de cada paciente e sua família. A cada consulta um sentimento é despertado assim como o desejo em levar o melhor atendimento para o paciente que nem sempre tem condições de ir até a unidade. Há uma boa troca nas visitas domiciliares em que toda a equipe é bem acolhida não apenas pelo paciente, mas também pela sua família. O sentimento é de gratidão”, afirma Drº Layra.

Já na zona rural, que abrange o setor São Domingos, os atendimentos são realizados pelo médico Dr. Antônio Pons às quintas-feiras. Essa distribuição estratégica garante que mesmo as áreas mais afastadas tenham acesso aos cuidados médicos necessários.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros abre festa dos 35 anos com ato marcado por fé, reconhecimento e avanços

Abertura das comemorações dos 35 anos reuniu autoridades políticas, lideranças religiosas e...

Lei que cria Escola de Governo de Palmas é sancionada

Norma assinada por Eduardo Siqueira Campos institui a EGP para qualificar servidores...