APARECIDA: Prefeito Suzano ministra aula sobre energia limpa para estudantes da Escola Luza Machado

por Wenina — 29/02/2024 às 14:31 — em Cidades, Destaques

Os alunos puderam conhecer a iniciativa pioneira do Município em instalar usinas fotovoltaicas e assim terem salas de aula climatizadas

Para aprenderem mais sobre as iniciativas municipais relativas à utilização de energias renováveis, os estudantes do 8º Ano B da Escola Municipal Luza Machado de Miranda participaram de uma aula interativa, divertida e muito diferente na manhã desta quinta-feira, 28. A primeira grande diferença é que o professor da aula foi o prefeito de Aparecida do Rio Negro, Suzano Marques, que foi responsável pela implantação de usinas fotovoltaicas no Município. A aula também foi itinerante, já que ocorreu em alguns pontos da cidade.

A iniciativa da professora de ciências Eide da Silva Martins buscou mostrar aos alunos de forma concreta como o Município tem desenvolvido a chamada energia limpa, que utiliza de fontes renováveis, e, portanto, tem menor agressão ao meio ambiente e aos recursos naturais.

Durante a aula os alunos tiveram a oportunidade de conhecer algumas das cinco usinas que foram instaladas pela Gestão Municipal e que tem gerado uma economia financeira de cerca de R$ 40 mil por mês, além da melhoria da pontuação no ICMS Ecológico.

Roteiro

Os estudantes saíram da Escola Luza Machado com o prefeito e seguiram até o Ginásio Marilon Veloso, no Cmei Aquarela, que conta com uma das usinas. No local eles foram recebidos pela diretora da Unidade Escolar, Célia Araújo, que destacou os pontos positivos da climatização das salas, além da nova escola que deve ser construída no local.

Outro ponto visitado pelos alunos foi o estacionamento da Prefeitura, que também foi construído para a instalação das placas solares. Na Prefeitura, os alunos estiveram também no gabinete do prefeito, onde a aula foi finalizada com outros esclarecimentos do gestor.

O prefeito falou da importância do investimento para os cofres públicos e do incentivo ao uso consciente dos recursos naturais, tudo isso em prol da garantia de sobrevivência e de desenvolvimento das futuras gerações.

“Quero parabenizar a professora Eide pela iniciativa em fazer com que as crianças e adolescentes possam entender o que é uma Gestão Municipal voltada para a economia via energia fotovoltaica. Esse foi um projeto nosso, cujo principal objetivo foi, além da economia financeira, a geração de energia limpa e o mais importante, poder estar climatizando as salas de aula”, disse o gestor.

O prefeito falou aos alunos que diante da iniciativa, os beneficiados são os próprios estudantes. “É importante que eles entendam como tudo isso ocorreu parque eles possam depois ser multiplicadores. É um dia que a gente guarda par a vida, mostrando a eles a importância de valorizarem o patrimônio público que a gente deixa como legado”, comentou.

Ainda na prefeitura os alunos puderam conhecer o sistema de monitoramento da cidade, além da galeria dos prefeitos, que foram apesentados pela secretária municipal de Administração, Rosa Maria Carvalho.

Para a professora Eide da Silva, a mensagem deixada aos estudantes é de que é necessário investir no desenvolvimento sustentável para garantir que a natureza esteja disponível. “Acredito que essa aula vai contribuir como forma de esclarecer sobre o gasto que o Município teve com a colocação das placas, as vantagens, e que todos podem desfrutar na própria escola”, pontuou a docente.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros abre festa dos 35 anos com ato marcado por fé, reconhecimento e avanços

Abertura das comemorações dos 35 anos reuniu autoridades políticas, lideranças religiosas e...

Lei que cria Escola de Governo de Palmas é sancionada

Norma assinada por Eduardo Siqueira Campos institui a EGP para qualificar servidores...