NOVO ACORDO: Com apoio da Prefeitura, sede própria da Defensoria Pública é inaugurada

por Wenina — 08/03/2024 às 09:08 — em Cidades, Destaques

Fotos: DPE-TO

A prefeita comemorou a chegada de uma obra sustentável e que vai sediar efetivamente a Defensoria Pública, um órgão essencial para a região, segundo a gestora

Novo Acordo recebeu nesta quinta-feira, 7, mais uma grande conquista: a inauguração da sede própria da Defensoria Pública Estadual (DPE). A obra possui grande representatividade, pois se trata de um prédio sustentável, tipo Econúcleo. A prefeita Deusany Batista participou do evento de inauguração, já que houve o apoio da Prefeitura e do Poder Legislativo.

Também estiveram na inauguração a defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal; o 1º e o 2º subdefensor público-geral do Estado, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves e Danilo Frasseto Michelini, respectivamente; a juíza da Comarca de Novo Acordo, Aline Marinho Bailão Iglesias, a secretária estadual dos Povos Originários e Tradicionais, Narúbia Werrera, secretários municipais e vereadores, assim como outros representantes dos Poderes Executivo e Judiciário tocantinense, além de membros da Administração Superior da DPE-TO e outras(os) membros e servidoras da Instituição.

Econúcleo

Alicerçada na tríade sustentabilidade, inovação e economicidade, a obra contou com recurso federal proveniente de emenda parlamentar (2021/2022) por parte do senador do Tocantins Eduardo Gomes e com o apoio da Câmara e Prefeitura de Novo Acordo; e da União, que doou o terreno no qual foi implantada a nova sede defensoria na cidade, que é um dos portais para o Jalapão.

Alegria

Ao participar o evento a prefeita Deusany comemorou a chegada de uma obra tão sonhada pela comunidade. “Logo que assumi o cargo de prefeita fui comunicada que receberia uma obra desse porte aqui em Novo Acordo e fiquei muito feliz. A gente tinha esse sonho, graças a Deus deu certo com a emenda do senador Eduardo Gomes, uma obra primogênita em Novo Acordo, sustentável, fiquei encantada com esse modelo. Quero dizer da minha felicidade em inaugurar uma obra tão importante, sobretudo para os que mais precisam, e principalmente para as mulheres, que ocupam espaços muito bem representados. Estou orgulhosa e satisfeita, muito obrigada por este momento. As pessoas precisam saber a importância da Defensoria no Município. Para nós novoacordenses, é um presente”, frisou a gestora.

Conforme externou Estellamaris Postal durante a cerimônia, a inauguração do Econúcleo da DPE-TO em Novo Acordo representa um testemunho do poder da colaboração e da determinação coletiva em superar desafios e alcançar objetivos que trazem as pessoas assistidas para mais perto de seus direitos.

Na ocasião, Estellamaris Postal enalteceu que o trabalho incansável do senador Eduardo Gomes em prol da destinação do recurso para materializar o projeto da DPE-TO foi fundamental para o sucesso do empreendimento em Novo Acordo, município escolhido pelo próprio senador:“Assim que falamos do projeto com o senador, ele logo disse ‘eu quero que seja em Novo Acordo’, o que evidencia o carinho dele com esta comunidade. Se concretizamos esta obra, que vai ficar aqui para sempre, foi porque tivemos o apoio do senador Eduardo Gomes”, enfatizou Estellamaris Postal.

Representatividade feminina

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado todo 8 de março, o dispositivo de honra da solenidade de inauguração do Econúcleo de Novo Acordo foi composto exclusivamente por autoridades mulheres. Nele, além de Estellamaris Postal e da prefeita Deusany Batista, também foi convidada a integrar um lugar de destaque a corregedora-geral da DPE-TO, defensora pública Arassônia Maria Figueiras, que congratulou a ação intrainstitucional que resultou na materialização da inauguração de mais um Econúcleo no Tocantins, dentre outras mulheres integrantes da DPE e representantes do Poder Judiciário.

A secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Narúbia Werreria, que representou o governador do Estado, Wanderlei Barbosa, destacou que o Executivo Tocantinense tem na Defensoria uma referência para a defesa das populações mais vulneráveis.

Juíza de direito da Comarca de Novo Acordo há 12 anos, Aline Marinho Bailão Iglesias também compôs a mesa de honra e afirmou que fica extremamente feliz por ter ajudado o projeto, principalmente em alguns trâmites informativos que levaram à obtenção do terreno da União, pois disse ter consciência de que nesta região existem muitas pessoas realmente vulneráveis e são elas as que mais precisam da Defensoria.

Compuseram o dispositivo, ainda, a representante do Quilombo Barra do Aroeira, Maria de Fátima Rodrigues, que exaltou a inauguração e pediu para que a Justiça atue ainda mais próxima das comunidades quilombolas da região, e a presidente do Quilombo Rio Preto, Rita Lopes dos Santos, que ressaltou que a Defensoria Pública dedica um olhar afetivo aos quilombolas do Tocantins, sendo uma Instituição sempre disposta a dialogar com as instituições constituídas dentro de cada Quilombo, sendo, por isto, uma segunda casa para as comunidades.

(Com informações da DPE-TO)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros abre festa dos 35 anos com ato marcado por fé, reconhecimento e avanços

Abertura das comemorações dos 35 anos reuniu autoridades políticas, lideranças religiosas e...

Lei que cria Escola de Governo de Palmas é sancionada

Norma assinada por Eduardo Siqueira Campos institui a EGP para qualificar servidores...