APARECIDA: Secretaria de Assistência Social realiza Oficina de Ovos de Páscoa

por Wenina — 27/03/2024 às 11:25 — em Cidades, Destaques

Fazendo parte das primeiras atividades de Páscoa, as oficinas foram realizadas em três dias e atenderam o público do Grupo de Idosos “É Preciso Saber Viver!” e as crianças que são assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Páscoa está chegando e com ela chegam também as delícias que são os tradicionais ovos de chocolate. O doce faz a alegria e é um reflexo dos costumes que celebram uma das semanas mais festivas para os cristãos e as famílias.  Por isso, a Prefeitura de Aparecida do Rio Negro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nos dias 25, 26 e 27 de março, oficinas de confecções de ovos de páscoa. Os participantes puderam aperfeiçoar as técnicas de chocolate e elaboração de recheios para ovos de colher.

A ação foi voltada para as crianças e os idosos que integram o Serviço do Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e foi realizada no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Maria Amélia Tavares. O clima de páscoa tomou conta do ambiente e levou várias reflexões acerca da amplitude da Semana Santa, que reforça os valores da morte e Ressurreição de Cristo.

Com o auxílio da equipe e orientações da coordenadora Priscilla Araújo e da orientadora social, Kelma Santos, as atividades foram administradas com alegria e na ocasião, Priscila destacou o objetivo da ação.

“Estamos reunidos aqui no Cras, com o grupo dos idosos ‘É Preciso Saber Viver!’ e as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com o intuito de fazer com que a Páscoa seja celebrada também com chocolates. Nossa avaliação das ações é bem positiva, pois vimos a participação de mais de 60 idosos, e proporcionar esse momento a eles foi uma ação muito boa. Ano passado fizemos a caça aos ovos na Praça, mas devido ao calor esse ano realizamos a ação aqui mesmo no Cras, onde cada um confeccionou seu próprio ovo”, reforçou Priscila.

De acordo com a orientadora social, Kelma Santos, atividades como essa contribuem diretamente para que os objetivos do Serviço de Fortalecimento de Vínculos sejam atingidos. “Fortalecer o amor e a união dos integrantes, resgatando o verdadeiro sentido da Páscoa, nos levou a preparar esse momento com muito amor e dedicação. Com isso, os integrantes do grupo puderam rechear os seus ovos da páscoa, usando a sua criatividade, explorando as habilidades manuais e artísticas”, ressaltou Kelma.

Durante o encontro também foi destacado que todas as formas de manifestações religiosas ou não, são respeitadas e acolhidas no grupo.  A equipe do Cras realiza momentos de descontrações e brincadeiras com os integrantes.

Ao finalizar a oficina com os idosos, a coordenadora Priscila justificou a ausência da Secretária de Assistência Social, Luiza Marques e junto com o grupo cantaram parabéns pelo o aniversário da gestora.  Em vídeo os idosos mandaram suas mensagens e agradeceram a primeira-dama Luisinha.

A secretária e primeira-dama Luisinha explicou que o trabalho realizado pela equipe é contínuo, com as crianças e idosos, que relaciona o acolhimento entre os grupos, famílias, escola e comunidade, com o objetivo de fortalecer vínculos e abrir portas.

“O que nós fazemos é abrir portas para que seus direitos sejam garantidos, tanto crianças, como idosos e suas famílias. Como Cras e assistência social nós temos esse objetivo e isso a gente faz continuamente através dos encontros, oficinas, trabalhos do Serviço de Convivência e Paif, mas algumas datas são importantes, como a páscoa, que é uma época de reflexão, de valorizar o amor, o perdão a fé, então a gente busca com que essas famílias valorizem isso, transmitindo a eles. Tivemos essa ideia de fazer essa oficina onde tudo foi voltado para isso, com essa reflexão, e foi um trabalho muito bonito e gratificante, feito com muita dedicação e amor”, disse Luisinha.

 Mão na massa

As crianças que são assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras, também puderam colocar a mão na massa e confeccionar seus próprios ovos de Páscoa. A conclusão da oficina foi na manhã desta quarta-feira, 27. Com muito esforço e atentos aos detalhes, os pequenos puderam aprender a confeccionar os ovos e também refletiram acerca do sentido da Páscoa.

Cerca de 40 crianças participaram, uma delas foi Carlos Henrique Ribeiro, 14 anos, que falou da alegria em poder faze seu próprio ovo de chocolate. “É muito bom poder aprender e a gente se sente contagiado com o clima da páscoa”, disse o integrante do grupo.

A alegria também estava estampada no rosto da pequena Lianna Sofia Bento Marinho, 9 anos. “Estou muito feliz e é a primeira vez que eu pude fazer o meu próprio ovo. Páscoa é renascimento e eu estou muito alegre”, disse a menina.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Lei que cria Escola de Governo de Palmas é sancionada

Norma assinada por Eduardo Siqueira Campos institui a EGP para qualificar servidores...

Prefeitura intensifica retirada de entulho nas avenidas NS-1 e LO-8

Ação da Prefeitura de Palmas recolheu restos de obras e móveis descartados...