Prefeitura de Porto Nacional abre campanha Abril Azul

por Wenina — 09/04/2024 às 07:28 — em Cidades

O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira, 05, com concentração na Praça do Centenário e percorreu as principais ruas e avenidas da cidade

Como forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Porto Nacional deu total apoio a caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A ação foi idealizada pela Associação de Pais, Amigos e Profissionais Coração Autista.

Durante o evento que teve início e final na Praça do Centenário na manhã desta sexta-feira, 05, o prefeito Ronivon Maciel abriu oficialmente o mês Abril Azul, que tem como foco principal, acolher e discutir políticas públicas junto a comunidade referente ao transtorno. Na ocasião, foi realizado por meio do Centro Multidisciplinar, atividades com as crianças dos grupos terapêuticos e seus pais. Nelas, foram trabalhadas a seletividade alimentar, habilidades sensoriomotor e a interação social a fim de incentivar os responsáveis a se tornarem cooterapêutas.

Atualmente, o Tocantins conta com apenas dois Centros Multidisciplinares (CMAM), sendo, uma unidade em Araguaína e outra em Porto Nacional. No município, uma equipe de atendimento especializado nas áreas de neuropsicologia, neuropsicopedagogia, pedagogia, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem e Assistência Social, custeados 100% pela Prefeitura de Porto Nacional por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizam o atendimento de 50 crianças com o Transtorno do Espectro Autista.

Durante a solenidade de abertura, o prefeito Ronivon Maciel destacou a importância da ação. “Desde o início de 2021 a gestão municipal abraçou esse trabalho por reconhecer que essa realidade é dos poderes municipais, estaduais, federais e de todos nós como sociedade. Entendo que mesmo ainda não muito definida essa política pública da pessoa com o autismo, mesmo assim nós abraçamos e   nos conscientizamos sobre a importância para essas mães, pais e o mais importante, para a pessoa com o autismo”, pontuou o gestor de Porto Nacional.

Já a presidente da Associação de Pais, Amigos e Profissionais Coração Autista, Carla Patrícia Zanon, falou sobre a importância do trabalho da prefeitura. “Hoje a prefeitura veio sanar um grito de socorro, pedido de ajuda, de paz. Após o cuidado e a atenção do município, a nossa vida mudou totalmente. O CMAM ainda está engatinhando, tem muitas deficiências, mas nós da associação estaremos sempre juntos da prefeitura em busca de ampliar e estruturar um local tão importante para os nossos filhos”, destacou.

Fonte: Secom Porto Nacional

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeito Eduardo Siqueira Campos anuncia criação do Parque Ailton Lelis

Área de um milhão de metros quadrados na região das Arnos será...

Prefeitura de Palmas realiza capacitação sobre acolhimento humanizado nos abrigos da Capital

Capacitação prepara servidores para atendimento humanizado a crianças, idosos, mulheres e pessoas...