SANTA TEREZA: Grupo de Idosos recebe orientações da Equipe de Saúde durante encontro

por Wenina — 24/04/2024 às 13:03 — em Cidades, Destaques

Os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos receberam orientações e compartilharam dúvidas acerca de diversos assuntos

Os idosos atendidos pela Assistência Social de Santa Tereza do Tocantins tiveram um encontro diferente nesta quarta-feira, 24. Os participantes receberam a visita da equipe de Saúde que realizou aferições e acompanhamentos, além de orientações. O encontro ocorreu a convite da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o objetivo de levar maior prevenção e qualidade de vida aos idosos.

Durante o encontro a coordenadora da equipe eMulti, Vanessa dos Santos agradeceu a parceria com o Cras e falou da importância deste trabalho em rede para o cuidado da saúde das pessoas, principalmente na terceira idade. “Com base nessa vivência, compreendemos a importância de estar próximos dos nossos idosos, para que eles se sintam seguros e protegidos”, destacou.

Já a enfermeira Letícia Lustosa abordou estratégias de educação sobre saúde e promoção de hábitos saudáveis, regramento estabelecendo limites do teor de sódio de alimentos prontos, buscando a redução do uso do sal como conservante de alimentos como oportunidades futuras a serem adotadas pelo poder público para a prevenção da doença.

O diabetes foi assunto da farmacêutica Rosane Cardoso. “Com o apoio dos cuidados da Atenção Primária, é possível minimizar riscos, preservar a qualidade de vida e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são peças-chave para manter o diabetes controlado. Estes cuidados ajudam a evitar malefícios a longo prazo, incluindo internações e óbitos pelo agravamento da doença”, disse a profissional.

A coordenadora de endemias Edinalva Barreira falou sobre a dengue, doença que representa um desafio à saúde pública. “É fundamental disseminar conhecimento sobre como prevenir e proteger a população.

Geralmente, quando se iniciam os sintomas da dengue, é recomendado o uso de analgésicos para as dores e paracetamol para a febre, além de cuidados para a reidratação corporal. Ao identificar qualquer um dos sintomas, um médico deve ser consultado”, alertou.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeito Eduardo Siqueira Campos anuncia criação do Parque Ailton Lelis

Área de um milhão de metros quadrados na região das Arnos será...

Prefeitura de Palmas realiza capacitação sobre acolhimento humanizado nos abrigos da Capital

Capacitação prepara servidores para atendimento humanizado a crianças, idosos, mulheres e pessoas...