Padre tocantinense está em processo para se tornar santo da Igreja Católica

por Wenina — 09/06/2024 às 19:01 — em Estado

Casarão Padre Luso reúne testemunhos de fiéis e memórias do missionário que está em processo de beatificação.

Um acervo permanente dedicado à vida e obra do padre Luso de Barros Matos foi inaugurado em Porto Nacional, cidade no Tocantins onde ele atuou por 42 anos. Com devotos em todo o estado, o padre está entre os candidatos brasileiros à beatificação e seu processo se encontra na terceira e última fase.

O Casarão Pe. Luso foi aberto oficialmente no dia 2 de junho e fará parte da rota do turismo religioso no estado. O acervo é uma extensão do memorial que reúne materiais bibliográficos e artigos religiosos. Percorrendo as salas é possível conhecer toda a trajetória de vida e atos de fé do padre, além de depoimentos de pessoas que afirmam terem sido abençoadas mediante intercessão de Luso.

O padre Luso Barros de Matos nasceu em 16 de dezembro de 1906, em Balsas, no Maranhão, mas foi ordenado sacerdote na Catedral de Nossa Senhora das Mercês de Porto Nacional, em setembro de 1945. Sua morte foi no dia 3 de agosto de 1987, aos 81 anos de idade. Ele era devoto de santo Antônio, de quem dizia receber visões.

Processo de beatificação

O processo de beatificação do padre teve início em 2022. A comissão dos membros do Tribunal Diocesano, responsável por reunir sinais de santidade do padre, já foi formada e o próximo passo é enviar para Roma os relatos de suas virtudes.

A Congregação para as Causas dos Santos, órgão responsável pelas canonizações em Roma, concedeu o chamado “Nihil Obstat” (nada consta), que garante não haver impedimentos por parte da Santa Sé para a abertura dos processos e que elevou padre Luso à condição de “Servo de Deus”.

O processo de beatificação do padre atualmente está na fase das virtudes heroicas, quando a comissão dos membros do Tribunal Diocesano, deve investigar e reunir as provas testemunhais, documentais e examinar os escritos. O postulador padre Eldinei Carneiro irá acompanhar os casos.

“Padre Luso era uma pessoa piedosa, uma pessoa apaixonada por Jesus Cristo e uma pessoa dedicada à caridade […] foi um canal da graça de Deus para a comunidade portuense e para as pessoas que iam até ele”, afirma.

Cura do câncer

Entre os relatos de fé que serão apresentados ao Vaticano está o de Flávio Macedo, devoto de padre Luso há muitos anos. Após o diagnóstico de câncer no sistema gástrico em 2023 o corretor de imóveis se apegou ainda mais às orações.

Segundo Flávio, tudo foi descoberto em exames de rotina aos quais se submeteu por sentir dor de estômago. Após a endoscopia o médico sugeriu que ele fizesse uma biópsia para investigar mais a fundo, e então o câncer foi descoberto na fase inicial.

“Tudo isso tem a mão do padre Luso, tenho certeza. Foi descoberto bem no início, o que já é um aviso do padre Luso, que me fez passar um processo nada a ver, que era a suspeita de gastrite, para chegar até a descoberta do câncer.”

Os procedimentos cirúrgicos considerados de alta complexidade pelos médicos foram bem sucedidos. Flávio teve partes do estômago, pâncreas e vesícula removidos.

Etapas para ser santo

Segundo informações da Rede Canção Nova, o processo de canonização tem três fases principais e durante todo o processo é escolhido um postulador, que é uma espécie de advogado que tem a tarefa de investigar detalhadamente a vida do candidato a santo.

Fonte: G1-TO

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Governador Wanderlei assegura revisão do ZEE/TO para fortalecer desenvolvimento sustentável no Tocantins

Projeto de Lei será readequado para promover o desenvolvimento econômico sustentável levando...

Tocantins deve aumentar produção de grãos para 8,4 milhões de toneladas e manter liderança na Região Norte em 2025

Dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado pelo Instituto Brasileiro...