São Félix realiza 2º Fórum Comunitário Selo Unicef

por Wenina — 12/06/2024 às 16:50 — em Cidades, Destaques

O município reuniu toda a sociedade para que possam apresentar os resultados alcançados sobre as ações que foram propostas no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, aprovado no 1º Fórum Comunitário

Esta terça-feira, 11, foi dia de debates e avaliações relativas ao Selo Unicef, em São Félix, com a realização do 2º Fórum Comunitário. No Centro de eventos, se reuniram as autoridades envolvidas na execução das ações do Selo, além da comunidade em geral. O Selo UNICEF é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes.

Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, o Município de São Félix assumiu o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial.

O prefeito Carlão participou da abertura do evento e pontuou melhorias diversas na Gestão Municipal que integram as ações do Selo. “Melhoramos muitos indicadores por meio do planejamento em diversas áreas, e isso é sinal de que a Gestão teve avanços, como exemplo da prova Saeto, porque houve investimentos da Educação. Ter sucesso na administração precisa também dessa parte técnica e eu tenho buscado isso, mesmo que muitas vezes as pessoas não consigam visualizar a transparência, a modernização, o compromisso dos servidores voltado para as crianças e adolescentes. Por isso agradeço essa oportunidade aqui e desejo um excelente fórum”, destacou.

Avaliação

A articuladora do Selo Unicef Instituto Peabiru, , Edilene Borges Marinho, disse que a iniciativa promoveu momentos de reflexão. “São Félix teve uma participação expressiva da comunidade aqui do município e das instituições e eu percebi que os objetivos foram alcançados e que o fórum foi bem-sucedido”, analisou.

A mobilizadora dos adolescentes, Valdir Lenda Silva, também pontuou resultados positivos. “Para mim hoje esse fórum foi muito bom, possibilitou muito conhecimento e conseguir a participação dos jovens, dos adolescentes, foi tudo maravilhoso”, comentou.

De acordo com a Articuladora Municipal Glice Pugas, a realização do Fórum é mais uma atividade prevista dentro da metodologia do Selo UNICEF Edição 2021 a 2024. “Quando iniciou o período desta edição, realizamos o I Fórum Comunitário, em que trabalhamos um plano de ação que estabelecia o que seria desenvolvido ao longo desses quatro anos. Agora é a reta final, estamos realizando o II Fórum justamente pra nos fazer uma avaliação dessa trajetória”, disse

Glice destacou que a responsabilidade quanto às ações do Município e de todos os agentes públicos. “Nós somos agentes do município, assumimos essa responsabilidade enquanto instituição, mas é fundamental entendermos que os servidores públicos têm importante papel nesse processo. Quero parabenizar toda nossa equipe da educação, saúde, assistência social e administração pelo empenho. Nós todos temos que ter o entendimento que não há super-conselheiros, super-promotor, um super-secretário, cada um de nós precisa levar essa informação, para garantia de direitos de crianças e adolescentes”, finalizou.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas oferece 60 vagas em cursos de Inteligência Artificial e Social Media para jovens de 16 a 29 anos

Qualificação é gratuita e oferece auxílio-transporte, lanche e materiais de apoio A...

Número de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito faz Prefeitura de Palmas avaliar oferta de ortopedia nas UPAs

Em 2025, quase 6,4 mil pacientes foram regulados os hospitais Medical e...