Conta de energia não terá custo extra no mês de agosto, diz Aneel

por Wenina — 28/07/2024 às 22:04 — em Destaques

Em julho, a bandeira foi amarela.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou, nesta sexta-feira (26), que a bandeira tarifária será verde em agosto. Com a sinalização, as contas de energia elétrica dos consumidores não terão custo extra no próximo mês.

“No final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”, disse o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa.  

Depois do mês de julho com bandeira amarela, a bandeira tarifária voltou a ser verde para o mês de agosto, devido às condições favoráveis para a geração de energia elétrica no país. A bandeira verde permaneceu verde por 26 meses, de abril de 2022 a junho de 2024.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

Com as bandeiras tarifárias, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta. Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto.

Fonte: Af-Notícias

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas paga auxílio-alimentação a mais de 12 mil servidores nesta sexta-feira, 8

Montante deste mês de maio é de R$ 12,1 milhões, que serão...

MATEIROS: Gestão autoriza início de obras de pavimentação em bloquetes

Prefeito Jesy Vieira assinou ordem de serviço no valor de R$ 1,2...