Naturatins acompanha início da operação de aterro sanitário em Dois Irmãos

por Wenina — 05/08/2024 às 17:08 — em Estado

Órgão ambiental destaca importância da disposição adequada de resíduos para preservação dos recursos naturais

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) acompanhou, na sexta-feira, 2, a inauguração do aterro sanitário de Dois Irmãos do Tocantins. O novo aterro é equipado com drenagem de chorume e tratamento, drenagem de água pluvial, drenagem de gases e um sistema de monitoramento integrado. Órgão ambiental responsável pela regulamentação, o Instituto emitiu a Licença de Operação.

Conforme a coordenadora do escritório regional de Paraíso, Rute Carlos, Dois Irmãos do Tocantins é o único município do Vale do Araguaia que conseguiu cumprir o prazo final estabelecido pela Lei de Saneamento Básico, que determinou o fim dos lixões até 2 de agosto de 2024. O próximo passo do município inclui o cadastro e o fortalecimento de catadores e associações, além da implantação da coleta seletiva para promover a reciclagem e a política de logística reversa.

“Atualmente, a área do aterro também recebe carcaças em valas com drenagem de chorume e gases direcionados para tratamento, utilizando cal. No entanto, um matadouro será instalado em breve, permitindo que essas carcaças sejam incineradas ou utilizadas em fábricas de ração. Em conformidade com a Lei n° 12.305/2010, o município criou um local ambientalmente adequado para a disposição dos resíduos”, destacou Rute Carlos.

O escritório regional do Naturatins em Paraíso acompanha e cobra ações do município desde 2018. Em 2022, o projeto do aterro começou a ser instalado, o que resultou no início das operações dentro do prazo. O monitoramento será realizado por meio de análises da qualidade da água subterrânea e do sistema de tratamento de efluentes.

Rute Carlos destaca ainda a importância de os gestores seguirem a legislação, eliminando os lixões e garantindo uma disposição ambientalmente adequada dos resíduos, o que garante a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida da população. “A sociedade também tem um papel crucial na garantia de um sistema adequado de tratamento de resíduos sólidos. Estamos à disposição para orientar e direcionar gestores no cumprimento das leis ambientais, assegurando que mais municípios possam alcançar resultados positivos como o de Dois Irmãos do Tocantins”, finalizou.

Fonte: Secom-TO

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Em Santa Tereza, Governo do Tocantins fortalece cidadania e promove transformação com o Projeto Vida de Mulher

Foram oferecidas consultas médicas, nutricionais e psicológicas; orientações odontológicas e jurídicas; além...

Naturatins capacita mais de 40 novos brigadistas para atuar nas Unidades de Conservação do Estado

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) iniciou, nesta terça-feira, 15, na Escola...