Jornal Folha do Jalapão é homenageado por quilombolas na Festa da Colheita
Postado em 18/09/2024
A comunidade prestou reconhecimento à equipe que se mantém na cobertura da festividade há 15 anos, além de imergir na cultura quilombola, levando ao mundo a alegria e emoção dos jalapoeiros
Atuar em uma das regiões mais inóspitas do Tocantins, o Jalapão, levando ao mundo as notícias e a cultura quilombola com credibilidade, alegria e emoção. Essa é a missão do Jornal Folha do Jalapão, que com 24 anos de trabalho na região e há mais de 15 cobrindo a maior celebração quilombola do jalapão, recebeu uma linda homenagem das líderes quilombolas do Mumbuca, durante a edição da Festa deste ano.
A homenagem foi realizada neste domingo, 15 de setembro, em um dos momentos mais emocionantes da Festa: a colheita demonstrativa, quando a vereda se torna o palco dos quilombolas, que com convidados, autoridades e imprensa, mostram ao mundo a beleza da colheita do ouro do cerrado.
Homenagem
Em um ato de reconhecimento ao único veículo de comunicação que imerge de fato na cultura local e sobreviveu a todos os obstáculos, a iniciativa das quilombolas Ana Matos, Sirlene Matos e a Doutora, mulheres à frente de seu tempo que desbravam o mundo mostrando a cultura jalapoeira.
“Esse jornal sempre fez questão de participar da colheita, tivemos também a parceria do Jornal no Projeto Escola no Quilombo, um trabalho feito pela jornalista Wenina que enfrenta muitos obstáculos e nunca desistiu. Já são 15 anos realizando a cobertura da Festa da Colheita do capim-dourado, a mais linda celebração da região. Não há como negar, essa festa é a cara do jornal, pois é a manifestação mais sublime da cultura jalapoeira, cultura essa que essa equipe faz questão de manter viva, e de não só mostrar ao mundo, mas como também vivê-la, pois é o único veículo de comunicação que permanece, mesmo diante de tantos obstáculos!”, relatou Sirlene.
A Festa da colheita não seria a mesma sem o carinho de Doutora, a líder que sempre acolhe a equipe da Folha do Jalapão. “Wenina é uma guerreira, uma mulher que nunca nos abandonou e nós temos a alegria de todo ano tê-la conosco. Obrigada a você, por estar conosco e por levar a nossa cultura tão longe”, disse a quilombola.
Gratidão
A diretora da Folha do Jalapão, Wenina Miranda, recebeu orações no momento de homenagem, e agradeceu o reconhecimento da comunidade. “A minha palavra é gratidão, é uma honra para nós estarmos aqui a cada ano, nessa festa que é a mais linda da região. Temos cumprido essa missão com muito carinho e vamos continuar fazendo enquanto Deus nos proporcionar. Agradecemos a todos os parceiros que também viabilizam a nossa cobertura nesse local tão lindo!”, ressaltou Wenina.
Na ocasião, Núbia Cursino, que também é coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) no Tocantins, recebeu homenagens dos moradores da região por seus serviços prestados ao artesanato local e sua presença constante na vida da comunidade jalapoeira. A servidora foi celebrada com orações feitas por representantes da comunidade, o que simbolizou a importância de seu trabalho e o impacto positivo que teve no fortalecimento da cultura local.