Tocantins - 18/10/2024 - 05:46

Folha do Jalapão

SANTA TEREZA: Primeira prefeita eleita, Eliene Diógenes afirma que vai trabalhar por uma cidade mais justa

Postado em 17/10/2024

Além de ser a primeira prefeita da cidade, Eliene é vencedora de uma disputa eleitoral conturbada e comemora o resultado das urnas. Em entrevista à Folha do Jalapão, ela fala sobre projetos, prioridades e gestão humanizada

A cidade de Santa Tereza do Tocantins, um dos portais de entrada do Jalapão, terá sua gestão municipal renovada a partir de 1º de janeiro de 2025. Eliene Diógenes foi eleita a primeira prefeita mulher do Município, reflexo da vontade soberana do povo em alternar o poder, em ter um novo olhar do Poder Público Municipal. A nova prefeita eleita já se prepara para iniciar o processo de transição e tomar posse, e na série de entrevista com os prefeitos eleitos do Jalapão, ela fala sobre as expectativas para essa nova fase.

Eliene demonstra tranquilidade ao usar as palavras, transmitindo sempre que o trabalho em equipe deve ser essencial para a Gestão. Em foco, a Saúde, Educação, Assistência Social e apoio ao homem do campo, que de acordo com ela, serão as três prioridades da nova prefeita de Santa Tereza. Eliene teve 50,92% dos votos e vai substituir o atual prefeito, Antônio Campos. A nova prefeita ainda aguarda autorização para iniciar o trabalho de transição entre governos.

Gratidão

Eliene inicia falando sobre o sentimento que prevalece após o resultado das eleições, tendo enfrentado um processo difícil, já que inicialmente o marido, João Lourenço, foi o candidato, e renunciou. A mudança de nome ocorreu após decisão conjunta do grupo, que culminou na vitória nas urnas.

“O sentimento é de gratidão. Gratidão a Deus por essa caminhada de poucos dias de campanha. Gratidão também a cada apoiador que abraçou nossa caminhada e levou-a aos quatro cantos do nosso Município, foram eles que sustentaram essa campanha. A cada voto depositado nas urnas, eu agradeço muito”, disse.

A futura gestora carrega também uma responsabilidade inédita: representar as mulheres, já que foi a primeira mulher eleita de Santa Tereza. Segundo ela, ser mulher em um ambiente predominantemente masculino será um desafio superado com inteligência. “É uma tarefa árdua, mas me sinto feliz e estou preparada, pois sei que muitos desafios virão e tenho certeza que desafios grandes nos esperam. E, por ser a primeira prefeita eleita, após 35 anos de emancipação, hoje Santa Tereza vive um novo cenário na política”, comenta.

Para Eliene, Santa Tereza deve ter uma administração humana, focada em valorizar os servidores, a população e em ofertar os direitos garantidos. “Me vejo com uma responsabilidade muito grande, vou fazer tudo que tiver ao meu alcance para fazer uma excelente gestão que possa atender a todos. E a gestão humanizada faz parte de nosso projeto de governo sim, uma gestão que terá o comprometimento de toda equipe, a responsabilidade, onde todos possam ser assistidos. Vamos trabalhar com a valorização, seriedade e comprometimento com a verdade, se conseguirmos alcançar todos esses pilares, teremos uma gestão transparente, porque a transparência, a prestação de contas é um dever do gestor, prestar contas ao Poder Legislativo e para o povo, todos precisam e têm o direito de saber da receita e despesas do Município”, disse.

Em suas palavras durante a entrevista, prevaleceram os vocábulos seriedade, valorização e transparência. “O que a comunidade espera do gestor é a seriedade e a transparência, na campanha fomos cobrados da população, e na gestão vamos estar pautando e pontuando esses fatores que será essencial para termos uma gestão de excelência. Vamos administrar com transparência e comprometimento com os moradores, companheiros e com nossos vereadores”, complementou.

Processo político

Para o grupo encabeçado por Eliene, o processo eleitoral foi desgastante, tendo em vista a luta contra a máquina pública e diversos processos protocolados pelo adversário, que propuseram tentativas de derrubar a candidatura de Eliene.

“Não foi fácil disputar uma eleição com a máquina pública, em que eles pregavam a candidatura única, pesquisas falsas e muitas perseguições. Eu tive menos de 15 dias de campanha, tempo curto, que não me deu a oportunidade de atingir 100% de meu eleitorado. Tive que correr contra o tempo, quando não dava para ir até o eleitor, eu usava meu telefone para ligar, mandar mensagens mostrando meu projeto. Mas como digo, quando se tem o povo, o anseio de mudança da comunidade, Deus age na vida da gente. Em momento nenhum a gente teve dúvida da vitória nessa disputa pela Prefeitura de Santa Tereza”, destaca.

Ela ressalta ainda que a campanha demonstrou o anseio da comunidade em ter um novo comando na Prefeitura. “O povo abraçou a minha campanha, e não aceitaram o que eles pregavam que era a candidatura única, jamais a população permitiu que Santa Tereza tivesse candidato único, nosso povo viu esse ato como falta de respeito, eles entenderam que não existem esse processo, que a democracia tem que prevalecer. O povo tem o direito de decidir o futuro de sua cidade, eu te digo que o que mais me motivou foi meus apoiadores, o nosso povo de Santa Tereza. Essa falta de respeito de nosso opositor, as perseguições, as pesquisas falsas, para nós, isso foi um ponto positivo em nossa caminhada”, declarou.

Primeiros passos e desafios

A prefeita eleita explicou que a equipe de transição já está montada, e que aguarda a autorização do atual gestor para iniciar os trâmites. Segundo ela, os desafios serão muitos ao iniciar a gestão.

“Buscaremos parceiros, resgatar as emendas destinadas que não foram executadas, pois o município precisa muito. A gente acredita que têm muitas emendas sem execução, pois não vemos investimentos em nosso município. Não vou me acomodar dentro da cidade, pois é lá na capital Palmas e em Brasília que a gente consegue os recursos. Já estivemos reunidos com nosso governador Wanderlei e nosso deputado Leo Barbosa, e pautamos projetos para 2025, e nos foi garantido recursos e parceria para Santa Tereza”, salientou.

A primeira ação da futura prefeita será a nomeação de uma equipe comprometida com a cidade. Entre suas prioridades estão a saúde, a assistência social, além do apoio ao homem do campo.

“Priorizar a saúde, educação e a assistência social, outra demanda que a gente vê que é uma necessidade urgente, é a assistência ao homem do campo, precisamos conhecer todas as demandas do Município, principalmente a do produtor rural, que são pessoas que produzem nossos alimentos. Enquanto isso nós vamos colocar em funcionamento as outras pastas, para que possam iniciar suas atividades. Não tem como fazer um governo só para a metade da população. Tudo hoje é prioridade em Santa Tereza”, reforçou.

Futuro promissor

Eliene se emociona ao falar de sonhos para Santa Tereza. Ela enfoca que por ser uma cidade próxima à Capital e portal do Jalapão, os avanços já deveriam ter chegado.

“Santa Tereza poderia ser um jardim de Palmas, a gente faz divisa com a capital, e olha a real situação do Município. Eu sinto que nós filhos de Santa Tereza, que amamos esse lugar, precisamos zelar dele. Isso me fez entrar nesse processo. Quando a gente gosta de nossa terra, a gente não se sente bem, ver mais de 50 turistas passando por aqui todos os dias e levando uma má impressão da cidade. Durante nossa caminhada, eu ouvi muito as pessoas me pedirem para cuidar da cidade. Eu fui muito cobrada”, disse Eliene.

Ela ressalta que pretende levar ações para os quilombolas e jovens, mulheres e crianças. “Temos uma comunidade Quilombola que vive um descaso grande, eles sonham com uma melhor condição de vida, com oportunidade de trabalho. Eu quero garantir a todos que vou lutar por dias melhores e resgatar a nossa cidade. Precisamos cuidar da nossa juventude, que quer oportunidades. Nossos jovens abraçaram nossa campanha em forma de protesto pelo descaso que vivem no Município. Cuidar da juventude será primordial para nós. Já fui atrás de um transporte escolar para eles e vamos trabalhar por uma Santa Tereza mais justa!”.

Esperança

A próxima prefeita deixou uma mensagem de esperança aos moradores, e fez questão de agradecer pelo empenho de cada um. “Eu quero deixar o meu agradecimento a toda equipe de coordenadores da campanha, que esteve comigo durante essa caminhada. Aos nossos vereadores e ex-vereadores, que fortaleceram a nossa caminhada. Minha gratidão ao meu vice, Caule, que me aceitou durante todas as turbulências que nos fizeram passar. Ao meu esposo João Lourenço, que sustentou essa campanha e em momento algum desacreditou da nossa capacidade, o meu muito obrigada. Estendo minha gratidão a minha família e a cada jovem, crianças, idosos e pais de família que abraçaram minha campanha”.

Ao finalizar citou líderes políticos importantes da cidade, do Estado e se colocou à disposição da comunidade. “Agradeço ao meu amigo Neto Trajano, maior líder político deste Município, que durante essa caminhada, vi que ele é a maior referência de Santa Tereza, e se ele está comigo, é porque ele acredita nesse projeto. A todos os outros ex-prefeitos, Valteir Lustosa, senhor Pantaleão, apoiadores, amigos, deputado Léo Barbosa e governador Wanderlei Barbosa, que me deu o seu partido, minha eterna gratidão. A cada pessoa que acreditou nesse projeto, vamos lutar para fazer uma gestão mais humanizada!”, concluiu.

Compartilhe no:

Relacionados