LAGOA: 1º Seminário Leitura e Escrita na Educação é realizado no Centro Educacional Joceli Alves dos Santos

por Wenina — 26/11/2024 às 11:04 — em Cidades, Destaques

Evento faz parte do Programa Criança Alfabetizada, que tem como foco alfabetizar crianças na idade adequada, na fase inicial do aprendizado

Com a finalidade de promover a troca de experiências, reflexões e o aprofundamento sobre práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da leitura e da escrita na Educação Infantil, fortalecendo o papel da alfabetização como um processo essencial para o aprendizado integral da criança, a Secretaria Municipal de Educação de Lagoa do Tocantins realizou o 1º Seminário Leitura e Escrita na Educação, voltado para os professores do Centro Educacional Joceli Alves dos Santos.

O evento ocorreu nesta segunda-feira, 25, com foco em incentivar o protagonismo dos educadores na construção de práticas alinhadas ao desenvolvimento das competências infantis. A abertura foi conduzida pelo técnico Augusto Carlos e contou com a presença do secretário municipal de Educação, João Neto Andrade, da secretária escolar Andréia Vieira (que, no ato, representou a diretora da Escola Municipal Delci Ribeiro Barros, Zelma Rodrigues), da formadora municipal Nilza Coelho, da articuladora municipal Irene Martins e das cantoras Vanuza Amaral e Kelly Santos.

Conforme o secretário de Educação, João Neto Andrade, a Educação Infantil é a base de todo o processo educacional, e investir em práticas que promovam a leitura e a escrita desde cedo é preparar as crianças para um futuro com maiores oportunidades.

“Este programa, que alia inovação pedagógica e dedicação dos nossos educadores, é um passo essencial para transformar o aprendizado e fortalecer os vínculos entre a escola e a comunidade. Quero agradecer a todos os envolvidos nesse processo: prefeito, articuladora, formadora, professores, coordenadores, gestores e técnicos. O sucesso dessa iniciativa depende do esforço coletivo, do empenho em aplicar metodologias eficazes e do compromisso com o desenvolvimento integral das nossas crianças”, pontuou.

A formadora municipal Nilza Soares explicou que o seminário foi a conclusão de um processo formativo que ocorreu durante todo o ano. Segundo ela, o programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) influenciou positivamente as práticas educacionais dos docentes, sendo visível essa mudança no trabalho desenvolvido com os estudantes.

“O seminário culminou em relatos de experiências executadas durante o processo formativo de cada professor cursista. Foi trabalhado também no seminário, em forma de palestra, o tema Diálogo com as Famílias: Leitura Dentro e Fora da Escola”, relatou.

Já a articuladora municipal Irene Martins frisou que o projeto Criança Alfabetizada é um marco para a rede municipal de Lagoa.

“Acreditamos que a alfabetização na idade certa é um direito de cada criança e um compromisso coletivo. Através de formações continuadas, materiais didáticos de qualidade e práticas pedagógicas inovadoras, estamos transformando a aprendizagem e proporcionando oportunidades reais de sucesso para nossas crianças”, salientou.

O palestrante do evento foi o enfermeiro Feliciano Souza, que abordou o tema Diálogo com as Famílias e a Leitura Dentro e Fora da Escola. Parte dos pais e responsáveis também participou do evento.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Último dia do Capital da Fé 2026 mobiliza fiéis  e celebra crença,, música e comunhão

Encerramento da décima edição reúne milhares de pessoas na última noite de...

CARNA NOVO ACORDO: Matinê faz história ao levar alegria e shows infantis à criançada

Em Novo Acordo, não foram apenas os adultos que aproveitaram o carnaval....