ATM solicita emenda à Bancada Federal para investimentos nos 139 municípios tocantinenses
Postado em 27/11/2024
Solicitado ainda que os recursos seja repassados diretamente aos Municípios
A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) solicitou, nesta terça-feira (26/11), em Brasília, recursos de emenda de Bancada para investimentos e custeio na Assistência Social, Educação e Saúde em 139 municípios tocantinenses.
O presidente da ATM, prefeito de Talismã, Diogo Borges, acompanhado de dezenas de prefeitos do Tocantins, se reuniu com toda a bancada tocantinense em plenário do Senado Federal, onde foi apresentado ofício com as solicitações.
“A Bancada Federal tem sido nos últimos anos forte parceira dos Municípios e seus representantes, concedendo atenção, disposição e recursos para que os entes locais tenham condições de executar importantes políticas públicas nas localidades, com foco na estruturação dos Municípios e no acolhimento e desenvolvimento das pessoas. As emendas de bancadas repassadas ou direcionadas para benefícios aos Municípios foram fundamentais para custearmos a Saúde e para recebermos máquinas e frotas escolares, e precisamos dar continuidade”, disse Diogo Borges.
Na avaliação dos gestores ouvidos pela ATM, os recursos de bancada tocantinenses relacionados ao Orçamento Geral da União de 2025 devem ser direcionados opcionalmente para custeios da Assistência Social e Saúde; bem como para a Educação (aquisição de ônibus escolares). “São áreas estratégicas e que necessitam da ampliação dos recursos para investimentos e custeio. Temos certeza que a bancada se sensibilizará com o nosso pedido e investirá na ponta, onde a vida do cidadão acontece”, frisa o presidente da ATM.
No ofício, os municipalistas solicitam ainda a possibilidade de que os recursos de emenda de Bancada sejam repassados diretamente aos municípios, sem eventual intermediação de outros entes federativos, na modalidade fundo a fundo, para que as prefeituras possam promover celeridade e eficiência na execução de políticas públicas que serão financiadas com os referidos recursos.
A coordenadora da Bancada do Tocantins em Brasília, a senadora Professora Dorinha Seabra, recebeu o ofício e disse que discutirá com os membros da bancada a solicitação da ATM.
Fonte: Af-Notícias