NOVO ACORDO: Prefeitura devolve ambulância para atendimentos do Samu após reparos no veículo
Postado em 13/01/2025
A devolução da ambulância representa um grande avanço para a saúde pública de Novo Acordo, oferecendo agora uma ferramenta vital para a assistência à comunidade. O veículo passou pela manutenção necessária, e o retorno já é comemorado pela comunidade, tendo em vista que o Município é o único do Jalapão a contar com o serviço
A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Novo Acordo foi finalmente devolvida à comunidade em condições adequadas para o atendimento à saúde. A viatura, que havia enfrentado sérios problemas mecânicos, estava comprometendo a segurança tanto dos pacientes quanto dos condutores e passou pela devida manutenção, realizada pela Prefeitura.
O secretário de Saúde do município, Alan Gomes, destacou a importância do retorno da ambulância em boas condições. Ele explicou o cenário que encontrou ao assumir a pasta e as providências imediatas que foram tomadas. “Quando a gente recebeu a pasta, tinha algumas reclamações dos próprios condutores que não estavam tendo condições de uso. E isso estava colocando a vida dos condutores e dos pacientes em risco. Em vez de realizar o serviço e dando o amparo necessário, a viatura não oferecia segurança para os deslocamentos até Palmas, o que era inaceitável”, declarou Alan.
O secretário revelou que a Gestão Municipal identificou a urgência da situação e, com a colaboração da equipe, rapidamente iniciou as ações para reparar os problemas mecânicos. “Nos primeiros dias, já tomamos as devidas providências e conseguimos resolver a parte mecânica da viatura. No dia 10, já conseguimos colocá-la de volta em operação”, afirmou Alan Gomes, visivelmente satisfeito com a conquista.
Segurança
A ambulância do Samu é considerada uma prioridade na gestão da saúde do município, tanto pelo seu papel essencial no atendimento emergencial quanto pelo impacto que tem na capacidade do município de receber repasses financeiros. Segundo Alan Gomes, a regularização da viatura é um passo importante para o município voltar a receber os recursos tanto do governo estadual quanto federal.
“A viatura não se encontrava em condições de uso e a partir de agora a gente vai detectar essas irregularidades para também providenciar o mais rápido possível a regularização, para voltar a receber os recursos tanto do Governo Estadual quanto do Governo Federal. Não conseguimos manter o serviço com recursos próprios, então regularizar a situação da viatura é fundamental para garantir esses recursos e a continuidade do atendimento”, destaca Alan.
O prefeito de Novo Acordo, Mateus Coelho, também compartilhou da felicidade com a devolução da ambulância em boas condições. “Estamos muito felizes com a devolução dessa viatura para a nossa população. O Samu é um serviço essencial, e sabemos que ele faz toda a diferença no atendimento à saúde, principalmente em situações de urgência e emergência. A segurança dos nossos condutores e pacientes é prioridade”, afirmou o prefeito.