Saúde de Aparecida oferta atendimentos para moradores das zonas rural e urbana

por Wenina — 20/02/2025 às 14:16 — em Cidades, Destaques

Além dos serviços de pronto atendimento na UBS, a zona rural recebe o acompanhamento semanal da equipe de saúde

Garantir um atendimento de qualidade em saúde e ofertar esse direito para todos os moradores têm sido um desafio que está sendo superado diariamente para a Prefeitura de Aparecida do Rio Negro. Apesar das dificuldades encontradas pela atual gestão, o serviço está sendo ofertado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que está realizando os diversos atendimentos aos moradores das zonas rural e urbana. Nesta semana a titular da Pasta, Carmelita Tavares, acompanhou a equipe de saúde em visitas à zona rural, que ocorrem semanalmente às quartas-feiras.

O deslocamento de médico, enfermeiro e agentes de saúde é destinado aos moradores das zonas rural e urbana, especialmente àqueles que têm algum tipo de dificuldade de locomoção. Já na Unidade de Saúde os atendimentos estão ocorrendo diariamente, com consultas, dispensa de medicamentos e vacinação, das 7h às 19h. Durante a noite, a partir das 19h o médico de plantão atende os casos de urgência e emergência no pronto atendimento.

Atendimentos

A unidade oferta também exames de rotina, e os diagnósticos que precisam de exames de alta complexidade ou consultas com especialistas são regulados para os centros de referência. O transporte para esses pacientes é ofertado diariamente, com cerca de 15 pessoas que vão a Palmas todos os dias para realização dos exames, consultas, sessões de hemodiálise e quimioterapia, dentre outros.

A secretária Carmelita ressalta que a atual gestão está buscando recursos para melhorias nos atendimentos. “Temos um projeto de melhorar a nossa saúde em um percentual bastante elevado, como a reforma da parte física da UBS, que encontramos muito danificada, sem manutenções, e no prédio onde funciona o pronto atendimento. Já estamos conseguindo uma sala de estabilização para que nossos pacientes possam esperar o tempo da regulação com mais conforto. Estamos com seis médicos revezando os plantões, e durante os atendimentos eles não saem daqui da unidade, a não ser para acompanhamento de algum paciente em estado grave. Temos a intenção de deixar o pronto atendimento melhor equipado”, afirmou.

Outro serviço que se destaca é o de fisioterapia, que viabiliza a reabilitação e melhoria da qualidade de vida para os pacientes que necessitam. “Tínhamos quase 200 pessoas na fila de espera e conseguimos zerar essa fila. Também ofertamos o transporte que busca as pessoas que não podem se locomover para fazer o tratamento e estamos fazendo esse trabalho desde o 5º dia da gestão”, disse a secretária.

De acordo com Carmelita, a Saúde Municipal está avançando e os moradores podem procurar os atendimentos sempre que precisar. “Que a nossa comunidade possa ter confiança, nós estamos aqui para cuidar de todos e estamos fazendo o melhor que podemos. Vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance, nos dedicando inteiramente à saúde para que as pessoas realmente tenham bem-estar, e qualidade de vida”, concluiu.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Palmas Capital da Fé reúne famílias e emociona público na segunda noite do festival

Programação intergeracional teve atrações infantis, jovens talentos e show de Luciano Camargo,...

Padre Fábio de Melo é a principal atração desta segunda-feira, 16, do 10º Capital da Fé

Terceira noite será marcada por shows católicos aguardados pelo público; programação começa...