APARECIDA: Educação implanta programa para elevar índices da alfabetização

por Wenina — 27/02/2025 às 12:13 — em Cidades, Destaques

O objetivo é mudar a atual situação da alfabetização no Município, que de acordo com a avaliação Saeto referente a 2024, tem apenas 32,86% das crianças alfabetizadas em nível adequado

A Prefeitura de Aparecida do Rio Negro está buscando elevar os índices educacionais, que por sua vez, refletem os investimentos na área. A educação se tornou um dos pilares da atual gestão, que entende que com uma política educacional consolidada, o futuro do município e das famílias está garantido. Uma das iniciativas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura se concretizou nesta semana: a implantação do Programa Aparecida Alfabetizada.

O programa consiste em realizar monitoramento da aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, além de destinar aporte financeiro para instituição e cooperação com as unidades escolares. A ação também vai ser direcionada às turmas do 6º ao 9º ano dos anos finais do ensino fundamental. A Portaria com a instituição do programa foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 19 de fevereiro.

Nesta quarta-feira, 26, foram realizadas atividades nas turmas da Escola Municipal Luza Machado de Miranda, com a observação dos cadernos dos estudantes, além de uma avaliação diagnóstica e observação quanto ao nível de fluência da leitura dos alunos. A atividade contou com a atuação de profissionais da Secretaria e da Unidade Escolar.

Resultado Saeto

Um dos principais objetivos do Programa é mudar a atual realidade do Município no que se trata de educação, tendo em vista que os índices da Avaliação da Educação Básica do Estado do Tocantins (Saeto), piorou de 2023 a 2024. De acordo com o resultado das provas aplicadas pelo Governo do Estado, em 2023, Aparecida do Rio Negro tinha apenas 34,25% de crianças com nível de alfabetização adequado. Já os dados referentes a 2024 que foram divulgados nesta semana, o Município diminuiu o índice para 32,86%, e no ranking estadual, se encontra na posição 117.

Além de avaliar o rendimento dos alunos das redes municipais, os resultados do Saeto, influenciam a distribuição de recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios. De acordo com o secretário municipal de Educação, o principal desafio é mudar essa realidade.

“Esse programa vem fortalecer as ações já pactuadas no Compromisso Criança Alfabetizada e do alfabetiza Mais Tocantins. Precisamos da união de toda a comunidade escolar para que os nossos alunos possam ter uma aprendizagem de qualidade. E, para isso, teremos que investir na formação de professores e no acompanhamento, monitoramento e avaliação das nossas ações, além de diversos outros investimentos. Sendo assim, acreditamos que, com a união de toda essa comunidade escolar, iremos superar esse desafio”, disse Alexandre.

As ações do Programa Aparecida Alfabetizada ocorrerão mensalmente, com diversas atividades para a promoção da leitura.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Palmas Capital da Fé reúne famílias e emociona público na segunda noite do festival

Programação intergeracional teve atrações infantis, jovens talentos e show de Luciano Camargo,...

Padre Fábio de Melo é a principal atração desta segunda-feira, 16, do 10º Capital da Fé

Terceira noite será marcada por shows católicos aguardados pelo público; programação começa...