Quilombolas da Barra do Aroeira concluem curso de brigadistas oferecido pelo Ibama

por Wenina — 07/04/2025 às 09:17 — em Cidades, Destaques

Capacitação prepara moradores quilombolas para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais na região

Moradores da comunidade quilombola Barra do Aroeira, em Santa Tereza do Tocntins, concluíram no último sábado (5) o curso de Formação de Brigadistas, promovido pelo Programa Prevfogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A capacitação visa preparar os participantes para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais.

O curso teve início em 1º de abril e contou com uma série de etapas seletivas, incluindo conteúdos teóricos e treinamentos físicos e práticos. Ao final da formação, os aprovados nas provas práticas e teóricas estão aptos a compor a brigada florestal da comunidade, e agora aguardam a formalização dos contratos.


Durante o período de atuação, os brigadistas irão trabalhar em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contribuindo diretamente para a proteção ambiental na região.

A secretária de Meio Ambiente de Santa Tereza do Tocantins, Neiliana Pinto, acompanhou o treinamento e destacou o envolvimento da comunidade, com ênfase na participação feminina.
“Foi gratificante presenciar o esforço de cada participante, principalmente das mulheres. Muitas deixaram seus filhos e afazeres domésticos para se dedicar ao curso e mostraram excelente desempenho, inclusive superando os homens em alguns momentos”, afirmou a secretária.

A prefeita Eliene Diógenes também esteve presente no encerramento do curso e ressaltou a importância da formação.

“É fundamental que a comunidade tenha profissionais capacitados para agir de forma rápida e eficiente no combate aos incêndios, evitando a propagação do fogo e protegendo o território”, disse a gestora, que participou do evento acompanhada por secretários municipais e vereadores.

A brigada da Barra do Aroeira é uma das três formadas por comunidades quilombolas no Tocantins, juntamente com as brigadas da Comunidade do Prata e do Kalunga do Mimoso. A iniciativa reforça a autonomia dessas populações na gestão de seus territórios, promove a valorização dos saberes tradicionais e fortalece as ações de preservação ambiental.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Tenda das Mulheres leva informação às participantes do 10º Capital da Fé

Muitas mulheres compareceram ao estande da Tenda das Mulheres, na noite deste...

Luciano Camargo no 10º Capital da Fé e Jefferson Moraes no CarnaPraça agitam Palmas

O domingo de Carnaval em Palmas oferece opções para todos os públicos,...