Vereador de Ponte Alta do Tocantins perde mandato após condenação criminal

por Wenina — 16/04/2025 às 07:00 — em Cidades

Com a condenação, Marcos Barbosa de Sousa (PRD) teve os direitos políticos suspensos e não pode ocupar o cargo. Câmara de Ponte Alta afirmou que vai cumprir a decisão judicial.

A Justiça Eleitoral determinou que a Câmara Municipal de Ponte Alta do Tocantins declare a extinção do mandato do vereador e presidente da casa, Marcos Barbosa de Sousa (PRD). O parlamentar recebeu uma condenação criminal que transitou em julgado e por isso deverá perder o mandato.

A decisão do juiz William Trigilio da Silva, da 26ª zona eleitoral, deu prazo de 24 horas para que a mesa diretora da Câmara Municipal de Ponte Alta do Tocantins declare a extinção do mandato e promova o afastamento do cargo, além de convocar o respectivo suplente para tomar posse.

O vereador informou que não vai se manifestar porque o caso ainda está sendo analisado pela Justiça. A Câmara de Ponte Alta afirmou que vai cumprir a decisão judicial.

Ponte Alta do Tocantins fica na região do Jalapão e tem população estimada de 7,8 mil pessoas. Marcos Barbosa de Sousa, conhecido como Marqui de Cebola, foi eleito em 2024 com 147 votos.

Ele foi condenado a uma pena de três anos de reclusão pelo crime de sequestro e cárcere privado, e o processo transitou em julgado – quando não há mais possibilidade de recurso – no dia 8 de abril de 2025.

Segundo a decisão da Justiça Eleitoral, a condenação criminal transitada em julgado acarreta a suspensão dos direitos políticos. “A suspensão dos direitos políticos constitui causa de extinção/perda do mandato eletivo de Vereador”, diz a decisão.

A legislação estabelece que a perda do mandato nesse caso específico de condenação criminal deve ser declarada de ofício pela própria Câmara de Vereadores.

“Considerando que o Vereador afetado ocupa o cargo de Presidente da Câmara, recai sobre a Mesa Diretora, como órgão colegiado, a responsabilidade pela declaração da extinção do mandato e demais providências subsequentes”, afirmou o juiz.

Fonte: G1-TO

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Tenda das Mulheres leva informação às participantes do 10º Capital da Fé

Muitas mulheres compareceram ao estande da Tenda das Mulheres, na noite deste...

Luciano Camargo no 10º Capital da Fé e Jefferson Moraes no CarnaPraça agitam Palmas

O domingo de Carnaval em Palmas oferece opções para todos os públicos,...