Ações para promoção da Saúde são realizadas em escolas de Santa Tereza

por Wenina — 30/04/2025 às 15:01 — em Cidades, Destaques

Profissionais de Saúde da Gestão Municipal levaram diversos serviços para os estudantes de Santa Tereza do Tocantins, em especial, a vacinação e prevenção.

A Campanha Estratégica de Vacinação nas Escolas, realizada por meio do Programa Saúde na Escola, teve atividades nesta semana em Santa Tereza do Tocantins, promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na segunda-feira, 28, durante todo o dia, a equipe esteve na Escola Estadual Professor Manoel Silvério Dourado, com atualização da caderneta de vacinação, verificação antropométrica e outras orientações aos estudantes. A mesma ação ocorreu na Escola Municipal Horácio José Rodrigues, na Comunidade Quilombola Barra da Aroeira e na Escola Municipal Francisco de Souza Barros. Já nesta quarta-feira, 30, foi a vez da Creche Municipal Creuza Pereira Campos.

Mobilização

Durante a ação os alunos tiveram a oportunidade de realizar a verificação vacinal mediante autorização dos pais ou responsáveis. Orientações relativas à saúde bucal foram repassadas pelo dentista Cristophe Rocha, que realizou também a escovação supervisionada e aplicação de flúor.

“Hoje foi um dia especial na Creche Municipal de Santa Tereza. Realizamos uma atividade diferente com as crianças, voltada para a saúde bucal. Por meio da exibição do filme do Doutor Dentuço, as crianças aprenderam, de forma lúdica e didática, como fazer uma boa escovação e entenderam a importância dos alimentos saudáveis, do uso do fio dental e dos cuidados diários com os dentes. Além disso, tivemos a aplicação de flúor e cada criança recebeu uma escova de dente. Foi uma ação educativa e preventiva que uniu aprendizado e cuidado com a saúde”, avaliou o odontólogo coordenador da Saúde Bucal.

Estratégia de Vacinação nas Escolas 2025

Conforme explicou a enfermeira da Estratégia de Saúde da Familia, Édina Campos, o projeto é uma diretriz dos ministérios da Saúde e da Educação. “O propósito da estratégia é fortalecer os vínculos entre educação e saúde para o desenvolvimento de ações de vacinação nas escolas de educação infantil e de ensino fundamental e médio”, disse.

Na mobilização são realizadas a verificação e atualização vacinal; promoção da saúde mental e prevenção de violências; promoção da saúde sexual e saúde reprodutiva; alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da cultura de paz e direitos humanos.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Tenda das Mulheres leva informação às participantes do 10º Capital da Fé

Muitas mulheres compareceram ao estande da Tenda das Mulheres, na noite deste...

Luciano Camargo no 10º Capital da Fé e Jefferson Moraes no CarnaPraça agitam Palmas

O domingo de Carnaval em Palmas oferece opções para todos os públicos,...