SÃO FÉLIX:Festa da Rapadura será realizada nos dias 4 e 5 de julho no Quilombo do Prata

por Wenina — 27/05/2025 às 07:59 — em Cidades, Destaques

Comunidade começa a se preparar para apresentar ao público produtos oriundos da cana-de-açúcar, muitas delícias e a tradição secular da rapadura artesanal

A Festa da Rapadura do Jalapão já tem data marcada para acontecer e promete ser mais um grande evento na região. A Prefeitura de São Félix anunciou a próxima edição da tradicional festividade, que será realizada nos dias 4 e 5 de julho, no Quilombo do Prata. O evento, que já faz parte do calendário cultural da região, celebra uma tradição secular: a produção artesanal da rapadura, preservada de geração em geração pela comunidade quilombola.

O anúncio foi realizado durante uma reunião nesta segunda-feira, 26, que contou com a presença do prefeito Gercimar Xavier, acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente, José Paulo, além de representantes do Sebrae, como a superintendente regional Admary, e demais autoridades, entre elas o secretário executivo Elenil da Penha. O grupo se reuniu com o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto, para discutir os preparativos do evento.

Além de solicitar apoio logístico e estrutural para a realização da festa, o prefeito também destacou a necessidade urgente de recursos financeiros para garantir o sucesso da celebração, que movimenta a economia local e reforça a identidade cultural do município. Durante a reunião, Gercimar Xavier ressaltou o papel fundamental da Festa da Rapadura na valorização da cultura afro-brasileira e no fortalecimento da economia local, destacando que o evento atrai visitantes de várias partes do estado, gerando renda para pequenos produtores, artesãos e comerciantes da região.

“É com grande alegria que estamos preparando mais uma edição da nossa querida Festa da Rapadura, um evento que representa a valorização da cultura, da história e da luta do povo quilombola do Prata. A produção artesanal da rapadura é um símbolo de resistência e identidade, que atravessa gerações e merece todo o nosso reconhecimento e apoio. Quero agradecer imensamente ao Governo do Estado, em especial ao secretário Carlos Humberto, pela receptividade e pela atenção com a nossa demanda. Viemos pedir apoio logístico e estrutural, sim, mas principalmente reforçar a importância de garantirmos os recursos necessários para que essa festa aconteça de forma digna e grandiosa, como o nosso povo merece”, destacou o gestor.

Gercimar também reforçou agradecimentos ao governador Wanderlei Barbosa e à parceria do Governo do Estado.

Nos dias 4 e 5 de julho, a expectativa é que a edição de 2025 da Festa da Rapadura seja uma das maiores dos últimos anos, com atrações, demonstrações da cultura local e comercialização de produtos da comunidade.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros prepara grande festa para celebrar 35 anos de emancipação

A Capital do Jalapão comemora 35 anos com música, esporte e momentos...

Segurança, cultura e proteção infantil: Palmas mobiliza gestão para o Carnaval 2026

Ações integradas entre forças de segurança, saúde e assistência social garantem folia...